Literatura

Ex-cônsul do Brasil em Miami é eleito para a ABL

João Almino vai ocupar a cadeira número 22 da Academia Brasileira de Letras

João Almino, ex-cônsul do Brasil em Miami
João Almino, ex-cônsul do Brasil em Miami

DA REDAÇÃO – João Almino, ex-cônsul do Brasil em Miami, é o novo ocupante da cadeira número 22 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Autor de livros premiados, como “As Cinco Estações do Amor” (vencedor do Casa de las Americas em 2003) e “Cidade Livre” (vencedor do Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura), Almino recebeu 30 votos dos 33 acadêmicos que participaram da eleição. O diplomata e escritor vai ocupar a cadeira que pertenceu a Ivo Pitanguy, morto no ano passado.

Almino, nascido há 67 anos no Rio Grande do Norte, também é autor acadêmico, com vários livros de História e filosofia política publicados, como “Os Democratas Autoritários” e “O Segredo da Informação” e “A Idade do Presente”. Como professor, deu aulas na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), Universidade de Brasília (UnB), Universidade de Berkeley, Universidade de Stanford, Universidade de Chicago e dirigiu o Instituto Rio Branco.

Durante sua passagem como diplomata por Miami, Almino incentivou inúmeros projetos culturais promovidos pela comunidade, entre eles o Prêmio AcheiUSA de Literatura, concedido a brasileiros que moram no exterior.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo