Dicas do Tozzi Turismo

Florida’s Springs: o mundo subaquático no centro do estado

Nascentes de águas cristalinas são um convite a passeios inesquecíveis para toda a família

DA REDAÇÃO – Quando se fala em Flórida, logo vem à mente imagens de praias paradisíacas, canais marítimos, palmeiras, sol, e muita badalação. Entretanto, não é apenas isso que o Sunshine State tem para oferecer. Aqui você conhecerá um paraíso de água doce e cristalina encravado bem no centro do estado, onde se é possível desfrutar de um cenário fantástico e praticar esportes aquáticos, além de se deslumbrar com a exuberante natureza da região.

Localizada na área de Gainesville, Florida’s Springs abriga lagos com águas límpidas, cavernas subaquáticas e um mundo peculiar para ser explorado. O ciclo de água movimenta uma infinidade de galões através do aquífero floridiano, alimentando os lagos e as cachoeiras que proliferam na região, bem como fornecendo água para os residentes da Flórida.

Por muitos anos, os springs (nascentes) da Flórida têm sido locais de grande diversidade biológica. Com base nos fósseis encontrados durante o século passado, descobriu-se que o ecossistema de spring foi habitat para muitos dos mais espetaculares animais da América do Norte, como mastodontes, tigres dente-de-sabre e bichos preguiça gigantes.

Hoje, serve como lar do espécies como peixes-boi, jacarés, lontras, tartarugas e muitas outras. Acima da superfície da água, springs também abrigam vários mamíferos e pássaros encontrados na Flórida, como garças e veados, por exemplo. Interessante notar que a temperatura constante da água é de 21 graus centígrados, mas muitos reclamam que a água é gelada. Completam a fauna, lagostins e camarões de água doce, além de grande variedade de peixes.

Para curtir essas maravilhas da natureza, há várias formas. Seja a bordo de um caiaque ou de uma canoa ou mesmo escorregando pelos tubos ou simplesmente sentado em uma boia e deixar-se levar pela corrente. Vale a pena explorar o conhecimento da fauna local e também pesquisar sobre as árvores, plantas e flores locais. 

Ichetucknee Springs State Park

Todas as áreas de parque e recreação disponibilizam para aluguel caiaques, canoas e tubos, mas Ichetucknee Springs State Park, em Fort White, é considerado pela maioria como aquele que conta com as melhores opções. Com mais de sete milhas de rio movimentando-se suavemente e três locais separados para canoagem e lançamentos de tubos, pode atrair até três mil de visitantes para o rio nos dias de pico do verão.

Se você adora nadir ou praticar snorkeling, o local é ideal. Mergulhar nas águas geladas e ver sua incrível fauna subaquática formada por peixes, tartarugas e plantas subaquáticas é uma experiência indescritível. Sua água fria serve como refresco durante o verão escaldante. Com apenas uma máscara, snorkel, e pés de pato, é possível descobrir este mundo fantástico e, quem sabe, deparar-se até mesmo com um peixe-boi.

Se você é do tipo mais aventureiro, recomenda-se alugar scuba diving e explorar as cavernas que guardam belos segredos. Desde as cavernas profundas onde mergulham pesquisadores e cientistas no Wakulla Springs até as cavernas e os esconderijos mais acessíveis, Florida’s springs oferece uma chance de explorar profundezas onde poucos têm coragem de ir. Cada vez mais fundo que se vai, mais probabilidade de encontrar peixes raros e invertebrados aquáticos e testar suas habilidades em um dos mais extensos, profundos e desafiadores sistemas de cavernas subaquáticas do mundo.

Entre os mais populares e interessantes destinos de mergulho nos springs estão Peacock Springs, e Ginnie Springs, os mais visitados locais de mergulho em água doce do mundo.

Ginnie Springs

Um dos destinos preferidos dos brasileiros no feriado de Memorial Day, comemorado na última segunda-feira de maio, é o Ginnie Springs, que está localizada no Rio Santa Fe em High Springs.

Um resort com turnê pelas cavernas deixa os turistas alucinados para conhecer um pouco mais desse lugar que possui 55 parques diferentes oferecendo atividades como: mergulho, snorkeling, natação, canoagem, camping e caiaque.

A piscina é enorme e chega em média de 56 metros de profundidade, a água tem uma temperatura exata de 22ºC. Abaixo das águas variadas em tons de verde e azul claro, é possivel encontrar cavernas, peixes coloridos e milhões de litros de água doce! Ginnie se tornou um dos melhores pontos de mergulho na Flórida, uma atração popular tanto para os turistas, quanto para os habitantes locais.

Mais informações sobre atrações, acampamentos e como chegar: http://ginniespringsoutdoors.com/ e https://www.floridastateparks.org/park/Ichetucknee-Springs.

Texto originalmente publicado no blog dicasdotozzi.com

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo