Manchete Notícias

Governo limita a 30 mil a cota de refugiados para 2019

Número é o menor da história; no ano fiscal de 2018, capacidade era para 45 mil refugiados, mas menos da metade foi acolhida

Governo diminiui a capacidade para receber refugiados no próximo ano
Governo diminiui a capacidade para receber refugiados no próximo ano

O governo Trump já deixou claro por diversas vezes que refugiados de outros países não são bem-vindos aos EUA e na segunda-feira (17) deu mais uma prova disso. O Secretário de Estado Mike Pompeo anunciou que os EUA receberão 30 mil refugiados no ano fiscal de 2019 (outubro de 2018 a outubro de 2019). O número é o menor da história e foi ainda menor que o último ano fiscal, em que 45 mil refugiados foram acolhidos.

No ano fiscal de 2017, durante a administração Barack Obama, a cota era de 110 mil.

Pompeo deixou claro que o País é generoso com os refugiados.”A melhora da política de refúgio desta administração serve ao interesse nacional dos Estados Unidos e expande sua capacidade de ajudar aqueles que precisam no mundo todo”, disse o secretário de Estado, Mike Pompeo. “Somos e continuamos sendo a nação mais generosa do mundo”, acrescentou.

Pompeo destacou que as centenas de milhares de pedidos de refúgio, a maioria de mexicanos e centro-americanos, pesam sobre o sistema que avalia as solicitações. “Continuaremos ajudando os mais vulneráveis do mundo sem perder nunca de vista nosso maior dever: servir o povo americano”, disse.

Ele disse que o governo deve ter mais cuidado para não admitir possíveis criminosos e terroristas.

“Este ano tivemos evidências de que o sistema que funcionava antes era defeituoso”, disse. “Ele permitiu o ingresso de um cidadão estrangeiro que mais tarde se descobriu ser membro do Estado Islâmico, assim como outras pessoas com antecedentes penais”.

Segundo o Departamento de Estado, até 14 de setembro, duas semanas antes do final do ano fiscal 2018, os Estados Unidos haviam admitido 20.825 refugiados, menos da metade da cota deste ano.

Deles, 9.566 eram da África, 3.418 da Ásia Oriental, 3.706 do Oriente Médio e da Ásia Meridional, 3.279 da Europa, e 856 da América Latina e Caribe.

Asilo x Refugiados

Processos de asilo político e refugiados são administrados por órgãos diferentes da administração. Casos de pedidos de asilo são processados pelo Departamento de Justiça e pedidos de refugiados são processados pelo Departamento de Homeland Security. Não há um número designado para aprovar casos de solicitantes de asilo – que muitas vezes chegam pela fronteira – mas nos últimos anos, apenas 20 mil pessoas tiveram o processo de asilo aprovado, o que mostra que é um dos processos mais difíceis de serem aprovados, e meio a centenas de milhares de pedidos.

(Com informações da CNN)

 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo