Notícias

ICE anunciou que prenderia dois mil imigrantes em operação recente, mas só prendeu 35

Informação foi confirmada ao New York Times pelo Departamento de Homeland Security

ICE divulgou norma nesta segunda (6) (Foto ICE)

O Immigration and Customs Enforcement (ICE) prendeu 35 imigrantes indocumentados na ‘mega’ operação anunciada aos quatro cantos pelo governo na semana passada, quando o objetivo era deter pelo menos dois mil imigrantes. As informações foram confirmadas ao New York Times pelo Departamento de Homeland Security (DHS).

Nos dias que antecederam a operação Border Resolve, o presidente Donald Trump informou que imigrantes indocumentados que atravessaram a fronteira, crianças desacompanhadas dos pais e indivíduos com ordem de deportação em aberto eram alvos da operação.

Oficiais do DHS e do ICE acreditam que a ampla divulgação contribuiu para o fracasso da operação. “Avisos de uma operação em larga escala deu aos indocumentados o tempo suficiente para obter conselhos de advogados, como não abrir a porta em caso de o ICE bater. As mídias sociais também foram um instrumento de divulgação das operações, o que também prejudicou”, disse Matthew Albence, atual diretor do ICE. “A ampla divulgação prejudicou o trabalho. Normalmente, você não ouve com antecedência que o ICE está prestes a realizar uma operação”, acrescentou.

Mas se engana quem pensa que o ICE está prendendo poucas pessoas. De maio deste ano até julho, 934 imigrantes foram detidos, a maior parte com passagem pela polícia, de acordo com o órgão federal.

‘Ninguém abriu a porta’

Moradores de Houston, no Texas, por exemplo, ouviram batidas em suas portas logo cedo na segunda-feira (15), mas ninguém abriu a porta.

Pouco antes das 7 da manhã de segunda-feira, uma senhora identificada como ‘Garcia’ estava saindo para o trabalho quando avistou quatro agentes do U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE). Garcia, que vive em uma grande comunidade hispânica em Houston, tirou fotos dos agentes, postou em seu Facebook e alertou a comunidade sobre a presença do ICE.

“Nós sabíamos que as batidas iriam acontecer, mas nunca imaginei que seriam na nossa vizinhança. Aqui não existem criminosos, nós fazemos o background check de todos. São trabalhadores”, comentou a síndica do condomínio.

Uma família de Honduras, por exemplo, recebeu o aviso e, ao ouvir as batidas dos agentes, não abriu a porta. Depois de alguns minutos sem resposta, os agentes deixaram a casa. “Nós passamos a corrente na porta e não abrimos. Eu não estava assustada, fiquei com medo pelos meus vizinhos, mas ninguém abriu a porta”, disse a hondurenha indocumentada, que vive com o marido e dois filhos na comunidade.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo