Manchete Notícias

Mexicano é preso pelo ICE em audiência para obter green card por casamento gay

José Ivan Nunez tinha ordem de deportação em aberto por ter entrado ilegalmente no País

Mexicano (à esquerda) com o marido
Mexicano (à esquerda) com o marido

O mexicano José Ivan Nunez, de 37 anos, foi detido por agentes do US Citzenship and Immigration Services (USCIS) na Philadelphia, há trê semanas, durante a entrevista para obtenção do green card. Nunez estava na entrevista acompanhado do seu marido, Paul Frame. Os dois foram separados e Nunez foi preso e levado sob custódia federal sem o conhecimento imediato de seu marido.

As autoridades informaram que o mexicano foi detido porque entrou ilegalmente no país em 2010.

É uma “prática padrão” os agentes do ICE serem notificados quando imigrantes com mandados de deportação em aberto estão nos escritórios do USCIS, confirmou um porta-voz do departamento de imigração, mas Gonzalo Peralta, advogado de imigração de Nunez, disse que casos como estes são raros de acontecer.

O advogado criticou a forma como a prisão foi realizada, observando que antes da administração do Trump era quase impossível ver pessoas detidas durante procedimentos para validar um casamento ou processo de green card.

Paul Frame disse que sente que a prisão foi injusta porque seu marido estava tentando obter sua cidadania legalmente. Ele explicou: “Eu estava tentando ajudá-lo a ter uma vida melhor e seguir em frente”.

Ele, que tem 52 anos, teme que seu marido seja deportado e morto em seu país de origem por causa da sua opção sexual. “Essa é a razão pela qual Ivan fugiu do México em primeiro lugar”, disse. “Esse é o medo dele, que se voltar para o México, será morto por sua sexualidade”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo