Entretenimento

Miami foi eleita a capital gastronômica iberoamericana em 2019

Magic City recebeu o título das mãos de São Paulo, eleita no ano passado

Arepas com frango Schnitzel, abacate, maionese e cebola vermelha
Arepas com frango Schnitzel, abacate, maionese e cebola vermelha

Miami foi escolhida como Capital Latinoamericana da Gastronomia em 2019. Recebeu este título das mãos de São Paulo, que foi a Capital Latinoamericana da Gastronomia em 2018. Antes da multicultural Miami e da megalópole brasileira, foram agraciadas Córdoba, na Espanha (a primeira cidade a receber este galardão) em 2015, seguida por Buenos Aires, capital da Argentina em 2016, e Guanajuato, no México em 2017. Ano que vem, a escolhida será Madrid, capital espanhola. A escolha das cidades é uma prerrogativa da Academia Iberoamericana de Gastronomia, fundada em 2009, em Sevilha, que tem como integrantes acadêmicos da Espanha, Portugal e América Latina.

O título não poderia ser mais justo. Depois de ter sido injustamente tida como uma cidade para aposentados americanos e com pouco charme há algumas décadas, Miami começou a revelar esta faceta de cidade acolhedora de várias culturas, sobretudo de pessoas vindas de países latinoamericanos. Entre estas pessoas vieram muitos cozinheiros e chefs que emprestaram uma variedade de sabores transformando a cidade que faz jus ao codinome de “Capital das Américas”.

Hoje, Miami abriga mais de seis mil restaurantes das mais variadas culinárias, e com forte acento na culinária da América Latina. Alguns chefs internacionais como o peruano Gastón Acurio ou o espanhol Jose Andrés reinam no império gastronômico da Capital da Gastronomia em 2019.

Os tours gastronômicos são interessantes para aqueles que gostam de unir a gastronomia com a cultural local. Uma destas opções é o tour gastronômico por Little Havana que permite aos visitantes degustar os pratos típicos de Cuba ao longo de seis paradas locais.  A proposta inclui ainda a visita a uma das fábricas de charutos cubanos e uma parada em uma loja de chocolates, onde é possível ver o processo de elaboração desta iguaria enquanto são degustadas barrinhas de chocolate.

Outro grande polo gastronômico de Miami é South Beach, com direito a desfrutar os sabores de qualquer lugar do mundo. O tour gastronômico de South Beach (www.civitatis.com/es/miami/tour-gastronomico-miami) inclui ceviche peruano, café cubano, sorvetes italianos e até tapas espanhóis. O passeio na zona da praia de Miami inclui parada em oito restaurantes, enquanto os visitantes conhecem mais sobre a história do bairro mais colorido de Miami, onde desponta a arquitetura Art Deco.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo