Notícias

“Ninguém abriu a porta”, afirmam vizinhos sobre batidas do ICE em Houston, no Texas

Uma das moradoras da região avistou as agentes no bairro, tirou fotos e postou no Facebook, alertando a comunidade imigrante local

ICE em San Diego prendeu pelo menos 20 pessoas em operação realizada no fim de semana (Foto ICE)
ICE em San Diego prendeu pelo menos 20 pessoas em operação realizada no fim de semana (Foto ICE)

Trump ameaçou, o governo anunciou batidas da imigração em diversas cidades dos Estados Unidos com início no último fim de semana e muita gente pensou que “tudo não passou de um exagero”. Moradores de Houston, no Texas, entretanto, ouviram batidas em suas portas logo cedo na segunda-feira (15), mas ninguém abriu a porta.

Pouco antes das 7 da manhã de segunda-feira, uma senhora identificada como ‘Garcia’ estava saindo para o trabalho quando avistou quatro agentes do U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE). Garcia, que vive em uma grande comunidade hispânica em Houston, tirou fotos dos agentes, postou em seu Facebook e alertou a comunidade sobre a presença do ICE.

“Nós sabíamos que as batidas iriam acontecer, mas nunca imaginei que seriam na nossa vizinhança. Aqui não existem criminosos, nós fazemos o background check de todos. São trabalhadores”, comentou a síndica do condomínio.

Uma família de Honduras, por exemplo, recebeu o aviso e, ao ouvir as batidas dos agentes, não abriu a porta. Depois de alguns minutos sem resposta, os agentes deixaram a casa. “Nós passamos a corrente na porta e não abrimos. Eu não estava assustada, fiquei com medo pelos meus vizinhos, mas ninguém abriu a porta”, disse a hondurenha indocumentada, que vive com o marido e dois filhos na comunidade.

O objetivo das batidas imigratórias seria prender pelo menos dois mil imigrantes indocumentados com ordens de deportação em aberto e também crianças indocumentadas. Com a vasta publicidade sobre a realização das blitzen, a comunidade imigrante foi alertada por advogados e ativistas sobre seus direitos, como não abrir a porta para os agentes.

O ICE não informou quantas pessoas foram presas nessa operação do fim de semana. O presidente Trump disse que a operação foi um sucesso, mas foi silenciosa, sem muito alarde.

Em Atlanta, na Geórgia, foram reportadas algumas blitzen, bem como no norte da Flórida, New York e San Diego na Califórnia, quando 20 imigrantes foram detidos entre 7 e 11 de julho. (Com informações do New York Times)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo