Antonio Tozzi Esportes

Notícias tristes do futebol

Sempre é uma alegria comentar os resultados dos jogos, enfatizar as boas jogadas, os belos gols e as grandes defesas. Entretanto, nem tudo que está relacionado ao futebol é bonito. Alguns aspectos, aliás, são bem lamentáveis. Portanto, temos de abrir a coluna desta semana destacando dois assuntos que extrapolam o que ocorre nos gramados.

Assunto 1:  Del Nero recebeu R$ 1,5 milhão por cargo que ele diz nunca ter ocupado

Um bom trabalho de reportagem feito pelo GloboEsporte.com revelou que o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, recebeu $460 mil da Conmebol por ocupar um cargo que ele próprio nega ter ocupado, o de diretor do Comitê Executivo da entidade. Foi nessa condição que Del Nero participou de reuniões nas quais foram aprovados contratos que estão sob investigação pela Justiça dos Estados Unidos no “Caso Fifa”. Quase todos os seus colegas de Comitê Executivo da Conmebol foram presos ou indiciados pelas autoridades americanas. Del Nero permanece no Brasil, país que não extradita seus cidadãos. A comprovação de que o presidente da CBF fez parte do órgão e foi remunerado para isso está em atas de reuniões do Comitê Executivo da Conmebol que mostram Del Nero como integrante do órgão e contam com a assinatura do dirigente e em uma auditoria feita pela empresa EY nas contas da Conmebol revela que Del Nero recebeu $460 mil da confederação entre 2013 e 2015. Del Nero nega ter sido membro do Comitê Executivo da Conmebol – o que é desmentido pela própria entidade. Enfim, mais um caso de carola se aproveitando para ganhar dinheiro de forma suspeita.

Assunto 2: Tumulto nas arquibancadas

Perto do final do primeiro tempo, quando o jogo estava empatado em 1 a 1, cenas de guerra foram vistas nas arquibancadas da torcida visitante. Um torcedor tentou acender um sinalizador e a Polícia tentou intervir. No ato, várias pessoas foram derrubadas em efeito dominó, uma por cima das outras. Houve confronto entre os policiais e vários torcedores do Santa Cruz, que foram atingidos por spray de pimenta e até por balas de borracha. Dois torcedores com fraturas expostas foram levados ao hospital perto do estádio. Mais de 50 pessoas foram atentidas no gramado. Até quando “torcedores” vão ficar se digladiando em campos de futebol a confirmar que o lazer está cada vez mais dando lugar à violência. Ah, o resultado do jogo foi 1 a 1 (gol de Thomás para o Sport e de Fabinho Alves para o Santa Cruz). Agora, as duas equipes voltam a se enfrentar na quarta-feira em jogo eliminatório.

Times grandes prevalecem

Após dois meses de jogos desinteressantes, estão chegando ao final as fases classificatórias dos campeonatos estaduais. Em Pernambuco, como já citamos, estão classificados Sport Club do Recife, Santa Cruz e Náutico. Na Bahia, Vitória e Bahia devem mesmo decidir (mais uma vez) o título do Campeonato Baiano, afinal ambos estão nas semifinais. No Campeonato Cearense, Ceará e Fortaleza (dirigido por Rogério Ceni) caminham firme para brigar pelo título estadual. No Paranaense, o Coritiba já garantiu vaga na decisão ao conquistar o primeiro turno e o Atlético-PR se empenha para vencer o returno. Ainda em outros campeonatos, como os de Goiás e Santa Catarina, não há novidades, por enquanto. Goiás e Vila Nova e Chapecoense e Figueirense seguem embalados na ponta. E o fenômeno se repete nos estaduais mais badalados.

Em Minas Gerais, Cruzeiro está sobrando

No Campeonato Mineiro, o Cruzeiro do técnico Mano Menezes vem demonstrando um futebol de alto jnível e lidera com folga o estadual, com oito pontos à frente do segundo colocado, América-MG. O Atlético-MG, terceiro clube grande do estado, começou a competição muito mal, mas já está dentro do bloco dos classificados para as fases decisivas do certame. Embora tenha perdido a invencibilidade para o Racing de Avellaneda, na abertura da Copa Libertadores da América, a Raposa está passendo no estadual. São nove vitórias e um empate em dez partidas disputadas.

No Sul, Grêmio reagiu após mau começo

No Rio Grande do Sul, o Grêmio conseguiu classificar-se para o cotogonal final da competição e evitou o vexame de ser rebaixado no fraco Gauchão. Entretanto, terá uma pedreira pela frente ao fazer de cara o clássico de Porto Alegre com o Internacional – que encerrou a fase de classificação como líder geral da competição. Apesar de estar carente de títulos estaduais, o Grêmio está concentrado mais na disputa da Copa Libertadores da América, onde é o atual campeão, e se preparando para a estreia no Brasileirão. Entretanto, pode surpreender o arquirrival, para delírio da massa azul.

Flamengo aguarda rivais

No Rio de Janeiro, o Flamengo tem tudo para confiormar o bicampeonato. É o clube mais organizado, de maior torcida e possui o melhor elenco do futebol carioca. Ainda por cima, conta com a vantagem de já ter conquistado a Taça Guanabara, que representa o primeiro turno do Campeonato Carioca. Agora, está sendo disputada a Taça Rio, e Flamengo e Vasco da Gama estão liderando o Grupo B, enquanto Fluminense é líder do Grupo C, ao lado da Portuguesa-RJ, seguido de perto pelo Botafogo. Grande chance de os quatro grandes se enfrentarem nas semifinais da Taça Rio.

Paulistão está bem equilibrado

O Palmeiras largou bem no Campeonato Paulista, com seis vitórias consecutivas e dando a impressão de que não teria rivais. Entretanto, o time claudicou e teve dois empates e duas derrotas – uma delas para o arquirrival Corinthians no Itaquerão. Apesar dos tropeços, o time já está classificado para as quartas de final da competição e já conhece até mesmo seu adversário: Novorizontino, segundo colocado no Grupo C. O Corinthians vacilou no início do certame, porém, parece ter reencontrado o ritmo e também já se garantiu na próxima fase como campeão do Grupo A. Resta apenas saber se enfrentará Ituano ou Bragantino. No Grupo D, Santos já carimbou sua passagem para as quartas de final e aguarda a definição de seu adversário, que pode ser Botafogo de Ribeirão Preto (favorito) ou Red Bull Brasil de Campinas. Finalmente, o Grupo B, que vem sendo liderado pelo São Paulo. O Tricolor passou por uma fase de turbulência, mas conseguiu corrigir a rota. Agora, é líder do Grupo B, e é o ú8nico dos grandes ainda não confirmado para a próxima fase, pois  pode ser superado por São Caetano e Ponte Preta. Todavia, pouca gente duvida que o clube o Morumbi não estará disputando o título com seus rivais estaduais – aliás um título que não é conquistado desde 2005. Outro que está na fila do Paulistão é o Palmeiras, pois sua última conquista foi em 2008, nas finais contra a Ponte Preta.

Tite quer ver desempenho de novos jogadores

Na quinta-feira (8), o coordenador de Seleções da CBF, Edu Gaspar, e os técnicos dos times sub-20, Carlos Amadeu; sub-17, Guilherme Dalla Déa, e sub-15, Paulo Victor Gomes apresentaram o planejamento, integração e próximos passos no sentido de desenvolvimento dos jovens jogadores. Um ponto, contudo, disse respeito a dificuldade de liberação de alguns atletas. No fim do mês, a Seleção sub-20 fará dois amistosos contra o México. Vinicius Júnior e Lincoln, do Flamengo, e Brenner, do São Paulo, não serão cedidos à Seleção neste período. Lincoln do Rubro-Negro carioca, inclusive, é monitorado por Tite, que gostaria de vê-lo em ação na equipe verde e amarela. “Tite acha que o Lincoln vai acompanhar o raciocínio do Neymar, do Gabriel Jesus. Acha ele muito inteligente. Agora o Tite queria vê-lo na sub-20, jogando contra atletas mais velhos. Mas não foi possível”comentou Edu, ao destacar a importância de uma maior colaboração dos clubes em prol de todos os envolvidos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo