Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com, que ela será respondida na medida do possível.

Caroline Dreyfus Esq, advogada com escritório em Miami (FL), telefone (305) 594-7696


Olá, entrei nos EUA como turista, tentei visto de estudante, mas não consegui fazer a tempo e estourei o prazo de permanência, pesquisando na internet eu vi que os EUA dão o green card para brasileiros que queiram investir 500 mil dólares, eu conseguiria aplicar para esse processo mesmo já tendo estourado a permanência? Faz um pouco menos de um ano que estourei a permanência. Quero me legalizar e estou procurando uma luz no fim do túnel mesmo que seja juntando dinheiro para um dia ter meio milhão de dólares.

Caroline – Perante a lei, uma pessoa que fica nos Estados Unidos seis meses depois de vencer a permanência, deve permanecer fora dos Estados Unidos por três anos.  E uma pessoa que ficou mais de um ano depois de vencer a permanência deve permanecer fora dos Estados Unidos por 10 anos. No momento, você não pode aplicar para a residência por investimento e trabalho.  Em uma situação como a sua, a única maneira de legalizar-se seria por casamento.  

Moro no Brasil. Tenho visto de turista, e minha irmã quer aplicar para o green card por parentesco para mim, ela é cidadã. Terei problema ao visitá-la nos Estados Unidos após a aplicação?

Caroline – Como um pedido para um irmão demora mais de 10 anos, você não deveria ter problemas entrando nos Estados Unidos como turista.  É muito importante ressaltar que você não pode ultrapassar sua estadia durante este processo.

Moramos 10 anos nos Estados Unidos ilegalmente, tivemos uma filha, voltamos para o Brasil, e já tem 9 anos e aqui estamos. Ela no momento vai fazer 17 anos. Existe a possibilidade de ela nos dar o Grenn Card?

Caroline – Sua filha pode dar a residência para vocês a partir dos 21 anos, no entanto ela teria que estar morando nos Estados Unidos para fazer o pedido.  

Meu marido tem somente o Green card, ele precisa ficar 5 anos aqui nos EUA para se tornar cidadão.  Já temos 8 meses de casados, mas só agora demos entrada no processo de legalização para mim. Vim com o visto de turista. Minha dúvida: meu marido quer ingressar no exército, caso ele consiga automaticamente ele se torna cidadão. Meu processo de legalização mudaria em quê?

Caroline – Se seu marido se tornar cidadão americano você tem direito a sua residência sem ter que esperar porque seu pedido vai mudar de esposa de residente para esposa de um cidadão americano.  

Sou casado com uma americana, estou com meu processo em andamento, mas venho sofrendo maus tratos e ameaças por parte da mulher de cancelar as petições e me entregar à imigração. Ela escondeu meu passaporte e meu work permit e gostaria de saber se posso me divorciar e continuar o processo?

Caroline – Dependendo dos detalhes e das ameaças, você pode se divorciar e dar entrada com o processo de VAWA, vítimas de abuso doméstico.  Em seu caso recomendo que consulte um advogado antes de tomar qualquer decisão.  

Meu pai mudou-se para os EUA em 1989. Meados de 1999 tornou-se cidadão americano. Gostaria de saber se o fato de ele ser americano me dá algum direito relacionado ao EUA. Se tiver que fazer algo, eu posso fazer daqui do Brasil ou tem que partir dele? Lembrando que tenho 27 anos.

Caroline – Seu pai, como cidadão americano, pode fazer uma petição de família para você.  Infelizmente como você já tem mas de 21 anos, o processo pode levar até 8 anos.

Atualmente possuo uma empresa de T.I aqui no Brasil e tenho como um de meus clientes de maior expressão a americana UPS, trabalho há um tempo com eles nessa área. Eu gostaria de me mudar para os Estados Unidos com minha esposa e meu filho de três anos, porém tenho dúvidas na questão do visto, já ouvi dizer que posso aplicar o L1 daqui, também ouvir dizer que posso aplicar o visto de turista, abrir uma filial nos Estado Unidos e depois aplicar o L1 para mim e minha família.

Caroline – Você pode dar entrada no visto L1 enquanto estiver no Brasil ou depois de chegar nos Estados Unidos como turista. Para conseguir um visto L1, e preciso abrir uma filial que faz exatamente a mesmo ramo que sua empresa no Brasil.  A sua empresa também tem que estar funcionando no Brasil pelo menos há três anos antes de aplicar para o L1.

Nosso período de permanência venceu (eu e a esposa – visto de turismo). Você aconselha andarmos portando documentos do Brasil, como passaporte, carteira de motorista do Brasil ou é menos pior andar sem documento?

Caroline – É sempre melhor estar preparado para qualquer situação.  Andar com todos seus documentos pode minimizar transtornos com a lei.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo