Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com, que ela será respondida na medida do possível.

Ludo Gardini, advogado com escritório em Pompano Beach (FL), telefone (855)337-8440.


Gostaria de saber se correrei algum risco ao reentrar nos EUA, depois de eu ter deixado uma dívida com IRS, de 9 mil dólares em 2007. Retornei ao Brasil em 2008, depois de dez anos, morando e trabalhando nos Estados Unidos com o visto H-1B, por três anos e o restante, ilegalmente.  Estou pensando em retornar como turista. Você acha que terei problemas?

Gardini – Sim, existe uma possibilidade real de você ter problemas. Por dois motivos, por você ter morado e trabalhado indocumentado por três anos e por você ter deixado uma dívida com o IRS. Mas infelizmente, não tenho como responder concretamente se você conseguira entrar ou não.

Minha sogra é naturalizada americana. Sou casado com o filho dela e temos uma filha. Ela deu entrada nos papeis para nós em 2017. Quanto tempo demora? Leva 10 anos mesmo? Após o recebimento do green card são 3 ou 5 anos para pode se naturalizar?

Gardini – Sim, está levando mais de 11 anos para filhos casados de cidadãos. E a cidadania nesse caso pode ser feita em cinco anos depois da obtenção do green card.

Possuo um visto de turista para os EUA, eu e minha esposa, e pretendemos ir para ficar, mas estamos com dúvidas sobre a entrada ao país. Um amigo nosso foi deportado do aeroporto no ato da entrevista da imigração, neste caso surgiram dúvidas se há algum tipo de critério para entrada no EUA?

Gardini – Sim, logico que há. Se você falar que está vindo para morar e trabalhar, sendo portador do visto de turista eu posso categoricamente falar que você será deportado do aeroporto. Ou por exemplo quando as pessoas trazem um número excessivo de malas e falam que vão passar só algumas semanas. O critério usado no aeroporto é o seguinte, todas as pessoas que estão pedindo para entrar querem ficar para morar, cabe a você convencer o oficial da imigração que você só veio fazer turismo.

Eu não tenho dinheiro para investir no país (EB5), no caso eu pensei em abrir um pequeno negócio ou LLC. É possível se legalizar tendo um pequeno negócio? Aqui no Brasil eu sou pequeno empresário, nessa condição, posso abrir a empresa nos EUA e aplicar um L1?

Gardini – Sim, existem outras maneiras de se legalizar nos EUA com menos de 1 milhão de dólares através do EB-5, uma delas você mencionou corretamente, é o visto L1-A que atualmente está bem difícil de se obter. Outras opções podem ser o visto EB-2 ou EB-1

Entrei nos EUA em 2005 com o passaporte do meu irmão e tive as impressões digitais coletadas, se tentar entrar novamente com meu próprio passaporte terei problemas? Se sim o que posso fazer?

Gardini – Sim, você terá um problema grande.. mas grande mesmo… provavelmente você será deportado do aeroporto caso você tente vir com o seu passaporte. Você tem duas opções, tentar vir e arcar com as consequências dos seus atos do passado. Ou não vir para os EUA e escolher outra destinação.

Minha mãe é casada com um americano e possui o green card, porém eu tenho 22 anos de idade solteiro, minha mãe vai aplicar o green card para mim. Com isso gostaria de saber se posso aguardar o green card dentro dos EUA? 

Gardini – Não, isso não te dá o direito de ficar esperando o green card dentro dos EUA, você pode entrar e sair como turista ou ficar om um outro tipo de visto, um visto de trabalho ou até mesmo um visto de estudante, mas a aplicação da sua mãe para você não te dá o direito de você ficar nos EUA. E caso você decida ficar isso vai complicar o seu processo de green card daqui a 6-7 anos quando chegar a vez de processar o pedido.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo