Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com, que ela será respondida na medida do possível.

Renata Castro, advogada com escritório em Pompano Beach, telefone (954) 204-0393.


Antes de eu entrar com meu pedido de green card, gostaria de saber se sou realmente elegível. Já trabalhei ilegalmente, apesar de estar legal no País com visto de estudante. Tenho um social que adquiri com visto J1 há muito tempo atrás e nunca falsifiquei o número. Namoro uma búlgara que tem green card. Se casarmos, gostaria de saber se sou elegível a adquirir o GC e quanto tempo demora?

Renata – Apesar da sua futura esposa ter apenas o green card, você pode sim obter o green card por meio de casamento com ela, desde que espere o período necessário. É possível que você tenha que solicitar um perdão pela violação do visto anterior, e por isso é importante conversar com um advogado para discutir suas opções. O tempo de trâmite varia, podendo levar em média 2 anos.

Eu tenho visto de turista aprovado por 10 anos e vivo na Califórnia há um ano. Posso ir ao Brasil e voltar para Califórnia? Corro algum risco de não conseguir voltar?

Renata – Se você “mora” na Califórnia há um ano com o visto de turista, seu período de permanência provavelmente expirou, e é pouco provável que, mediante saída dos EUA consiga a reentrada sendo portador do visto e alegando turistar no país.

Tenho 18 anos e estou atualmente com visto de turista, eu não me apresentei no Exército antes de vir para cá, tem como eu me alistar estando aqui para que no futuro eu consiga renovar meu passaporte? Se meu visto vencer tem alguma maneira de fazer isso sem ir para o Brasil?

Renata – Como essa pergunta é da alçada da lei brasileira, sugiro que você entre em contato com o consulado brasileiro em sua jurisdição para discutir o assunto.

Meu marido foi morar nos Estados Unidos em 2015. Em 2016 eu fui tentar tirar um visto de turismo e foi negado, em 2016 ficamos noivos e ele retornou para os EUA. Em julho passado nos casamos e ele fez minha aplicação de esposa portador de green card. Quanto tempo demora para o consulado me chamar para comparecer à entrevista? 

Renata – Sua pergunta está um tanto confusa – seu marido é cidadão americano e você diz que ele solicitou seu green card como esposa de portador de green card. Ele se tornou cidadão durante o processo do seu green card? Caso sim, é preciso notificar a imigração da mudança do status imigratório dele para que o seu processo possa correr mais rápido. O tempo de processo depende da categoria na qual o processo está tramitando – ou como esposa de portador de green card ou como cidadão americano.

Tenho 29 anos, tirei meu visto de turista e fiquei nos EUA por seis meses. Retornei ao Brasil e fiquei por 6 meses, e estava voltando para os EUA, mas fui barrado no aeroporto de New York e mandado de volta para o Brasil.  A policial que me barrou falou que eu menti na minha entrevista para visto porque eu falei que não tinha nenhum parente nos EUA mas meu pai mora há 15 anos nos EUA. A policial puxou a ficha do meu pai e verificou que ele está com processo aberto para o green card. A policial americana falou que quando o green card do meu pai sair ele vai poder para mim, pois eu sou solteiro. Isso procede?  

Renata – Seu pai pode sim solicitar um benefício imigratório para você, no entanto, esse trâmite leva em média 6 a 7 anos, e você deverá esperar esse período fora dos estados Unidos.

Minha irmã deu entrada no meu processo de green card em 2012, gostaria de saber quanto tempo demora para sair. Meus filhos e esposa também vão receber?

Renata – Os processos na categoria F-3 – irmãos de cidadãos americanos, demoram em média 12 a 14 anos. Sua família será beneficiada junto com você desde que não tenham acumulado período de ilegalidade nos Estados Unidos, já que o processo por irmãos não elimina a necessidade de se manter em status durante todo o tempo do caso, ou seja, até o momento da entrevista.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo