Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com, que ela será respondida na medida do possível.

Ludo Gardini, advogado com escritório em Pompano Beach (FL), telefone (855)337-8440.


Eu tenho o requerimento de dois anos de estadia no Brasil devido ao meu visto de J1. Entretanto, tenho planos de casar com um cidadão americano. Minha dúvida é se casar com ele durante meu visto de turista e só após isso aplicar para o waiver vou ter problemas? Ou se preciso voltar ao Brasil, pedir o waiver e pedir o visto de noiva e só depois casar? Pelo q eu li o visto de noiva pode demorar quase 1 ano e eu já tenho o visto de turista por isso gostaria de fazer o processo já nos Estados Unidos.

Gardini – Você poderá fazer o pedido de waiver dentro dos EUA, e caso concedido poderá proceder com o adjustment of status. No seu caso não acredito que a opção do visto de noiva/o seja a melhor opção. Prossiga com o casamento e com o pedido de waiver dos dois anos para o visto J1, esse pedido às vezes pode ser complicado e demorado em se obter.

Casei com um cidadão americano aqui no Brasil e ele foi morar nos EUA para dar entrada no meu green card. Tirei o passaporte em fevereiro do ano passado antes de nos casar então ele está com o nome de solteira. Preciso tirar outro passaporte com o nome de casada para poder viajar quando sair meu visto?

Gardini – Na verdade você não precisa tirar ouro passaporte, isso fica completamente a seu critério, para você viajar você vai ter que colocar o visto no passaporte e com a passagem tudo no mesmo nome. Caso você tire o visto com nome de casada em um passaporte com nome de solteira, você terá que sempre traze a certidão de casamento. Para evitar isso recomenda-se trocar o passaporte para evitar problemas. O importante é não mentir na entrevista ou na aplicação do visto e colocar que você é solteira quando na verdade você é casada ou coisa similar.

Tenho um filho americano de 19 anos e voltamos para o Brasil em 2003. Meu filho pode aplicar para que eu possa obter o green card? Ele mora no Brasil.

Gardini – Seu filho poderá aplicar para você obter o green card quando ele completar 21 anos. Como você já provavelmente cumpriu os 10 anos de castigo que venceu em 2013 e caso não haja outros problemas deverá ser um processo que leva entre 10 a 14 meses para obtenção do green card , após ele tenha completado 21 anos. Sucesso para você e dois anos passam muito rápido.

Minha prima morou nos EUA por 4 anos e foi deportada. Em agosto de 2018 completaram-se os 10 anos que seria o castigo. Ela tem alguma chance de conseguir o visto? Tendo em vista que agora ela tem dois trabalhos e bens registrados em seu nome. A questão é, existe alguém que foi deportado e conseguiu o visto depois disso?

Gardini – Sim, existe chance de ela conseguir o visto, mas lembre-se chance não é garantia, pois visto é um privilégio e não um direito. Meu conselho é para que ela não esconda nada e não omita nada quando for pedir o visto, está mais do que claro que eles já sabem tudo a respeito da sua prima. E fraude no pedido do visto é um castigo permanente, nunca expira. Sim, existem pessoas que conseguiram o visto depois de uma deportação, não são muitos, mas existem.

Sou brasileira, 60 anos, e tenho vindo aos EUA desde 2009, com o visto de turista, após ter conhecido meu namorado, um residente americano (ele é alemão). Tenho duas propriedades aqui na Flórida, sou aposentada no Brasil, não preciso trabalhar aqui. Gostaria de me casar com meu namorado e dar início ao processo de green card. Cheguei aqui em 20 de setembro de 2018 e volto em 26 de novembro de 2018 para o Brasil. Pergunto: posso fazer isso nesses dois meses e voltar ao Brasil? Terei problemas ao retornar aos EUA no ano que vem com o visto de turista?

Gardini – Difícil de responder sua pergunta, em teoria você não deveria ter problemas em retornar ao EUA estando casada com um residente, primeiro devido a sua história de vindas e retornos sem ficar além do prazo. Mas, na pratica a coisa pode ser diferente, por exemple. Se você falar que vai ficar nos EUA pois seu marido tem o green card isso pode fazer com que eles barrem sua entrada. Meu conselho é para que você case e de entrada logo no I-130 pois através de greencard existe uma espera de dois para você pode recebe o green card e também recomendo você fazer o processo via consulado Americano no Brasil, isso diminui suas chances de ter problema na entrada aqui.

O green card da minha família irá expirar no próximo dia 26 de novembro. Não havíamos entendido que deveríamos renovar no prazo mínimo de seis meses antes da data de expiração. Como ficará a nossa situação? Ficaremos ilegais entre essa data e o recebimento do novo green card, porque aplicamos para a renovação tão próximos da data de validade?   =Se aplicarmos para a cidadania no lugar da renovação do GC, isso nos ajudaria nessa situação?

Gardini – Se você tem o green card de dois anos, não é bem uma renovação e sim uma remoção de condições para receber o gren card de 10anos. Caso você já deu entrada ou de entrada no green card antes do dia 26 de novembro, sua família não ficara ilegal. Caso seja uma renovação de gren card mesmo de 10 anos para 10 anos. Mesmo que você faça depois do dia 26 de novembro isso não afetaria e não implicaria em nenhuma ilegalidade, e você poderia fazer a cidadania direto ao invés de renovar. Caso você esteja indo do green card de 2 para o de 10 anos você não pode fazer a cidadania diretamente tem que fazer o pedido de remoção de condições com o formulário I-751.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo