Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com, que ela será respondida na medida do possível.

Ludo Gardini, advogado com escritório em Pompano Beach (FL), telefone (855)337-8440.


Morei em Orlando por 1 ano e 1 mês, fui com o visto de turista e passei do período de permanência concedido, porém o tempo que fiquei sem status foi de 7 meses. Por quanto tempo tenho que ficar fora? Lembrando que já visitei o Estados Unidos outras vezes antes, porém nessas vezes fiquei somente um período de férias (20 dias) e fui embora normalmente.  E outra questão, gostaria de saber se é verdade que quando se está no Canadá e pretende-se ir de lá para os Estados Unidos a imigração ocorre ainda no Canadá antes de você ir para os EUA, pois o voo entre esses dois países é considerado como voo doméstico?

Gardini – Infelizmente devido aos sete meses a mais que você passou nos Estados Unidos o seu castigo é de três anos, em teoria você  teria que tirar um visto novo. Sim a imigração dos Estados Unidos quando a pessoa está no Canadá é feita no Canadá, mas os voos são considerados internacionais.

Possuo o green card desde 2012. Desde então, moro no Brasil. Quando eu me aposentar queria morar nos EUA com o meu filho. Além de poder requerer um green card para ele, eu poderia também requerer um visto de estudante para ele estudar no elementary school?

Gardini – Se você mora no Brasil desde 2012 com green card o governo americano vai considerar que você abandonou este green card. Mas no caso de que você consiga mantê-lo, você pode pedir para o seu filho receber um green card.  Se ele for menor do que 21 anos levará em torno de dois anos. Enquanto isso ele poderia ficar nos Estados Unidos com visto de estudante.

Tenho uma empresa nos EUA que abri sob o visto B2 ano passado. Esse ano voltei, mas com visto F2. Posso continuar investindo e movimentando dinheiro na minha empresa? Posso executar atividades que gerem o 1099 ou isso prejudicaria meu status?

Gardini – Tanto com o visto B2 ou visto F2 você não está autorizado a trabalhar nos Estados Unidos e você não está autorizado a ter renda por trabalho também.  Se você receber no 1099 isso pode atrapalhar o seu status.

Meu irmão tentou ir ilegal para o Estado Unidos, foi preso pela imigração, passou pela entrevista, pagou fiança e foi liberado. Estou querendo tentar o visto americano agora, estou limpa, mas o fato de ele ter sido preso me atrapalha? 

Gardini – Infelizmente na prática o fato do seu irmão ter entrado ilegal nos EUA pode atrapalhar o seu pedido de visto.  No pedido de visto pede para listar membros da família que estão nos Estados Unidos. E se a pessoa mentir isso é considerado fraude e um castigo permanente.

Meu green card venceu desde 2010. Gostaria de voltar, mas tenho dúvidas se conseguirei novamente. O que devo fazer?

Gardini – Seu documento venceu há 8 anos, você vai precisar tirar um novo green card.  O mesmo documento não será valido para você entrar nos estados unidos. 8 anos morando no Brasil é considerado abandono de residência.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo