Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com, que ela será respondida na medida do possível.

Renata Castro, advogada com escritório em Pompano Beach, telefone (954) 204-0393.


Estou nos Estados Unidos com o visto de estudante (F1), casei com uma residente americana (green card holder) e estou esperando a aprovação do I-130 form, sendo essa a primeira etapa para o pedido do green card. Nesse processo de espera, se eu conseguir uma empresa interessada em patrocinar meu visto H1-B (trabalho) ou J1 (trainee), essa mudança de visto pode interferir no meu processo como um todo? Caso não, é possível fazer essa mudança de dentro dos EUA, já que é recomendável não sair durante essa espera?

Renata – Talvez não faça sentido solicitar a mudança de status para um visto de trabalho no interim do seu pedido de green card pela sua cônjuge, já que o tempo que o processo leva para ser concluído pode conflitar com o período que você será elegível a solicitar o benefício imigratório pelo casamento. Discuta o seu caso com uma advogada.

Meu noivo é cidadão americano. Eu moro no Brasil e mantemos um relacionamento à distância. Estou pensando em ir passar um tempo com ele nos EUA, porque já vivemos assim há oito anos. A melhor maneira de eu ir para os EUA é com o visto de noiva?

Renata – Sem sombra de dúvidas o visto de noiva é o mais adequado, no entanto, é importante ressaltar que o visto de noiva requer o compromisso com casamento no período de 90 dias após a entrada da noiva, ou seja, você e seu noivo devem casar nesse período de tempo.

No ano de 2016, fomos para a Florida para fazermos o enxoval de nosso filho, minha esposa teve algumas complicações, e acabou tendo que fazer o parto nos EUA. Não ficamos ilegais, saímos no último dia de nosso prazo. Qual a possibilidade de eu aplicar para um visto de trabalho e ser aprovado? Será que o fato de nosso filho ter nascido nos EUA, prejudica o processo de trabalho?

Renata – Você deixou fora da sua pergunta a parte mais importante – se o parto do seu filho foi custeado pelo governo. O nascimento da criança nos Estados Unidos não impacta a sua elegibilidade ao visto de trabalho, no entanto, a utilização de benefícios do governo sim.

Estou nos EUA há três anos, meu status expirou. Tenho cidadania italiana, cinco filhos, a mais nova é americana. Posso regularizar minha situação de alguma forma? 

Renata – Infelizmente para indivíduos fora de status a cidadania italiana não tem grande impacto, já que o indivíduo já se encontra fora de status. Além disso, a sua filha só poderá beneficia-la quando completar 21 anos.

Estive nos EUA duas vezes e no ano passado estava indo para o Canadá e fui parado na imigração dos EUA. Eu nunca fiquei além do tempo permitido e nunca tive problemas, mas eu trabalhei com faxina no período em que estive nos EUA e eles viram isso no meu celular. A moça da imigração foi bem legal e me explicou que eu não poderia trabalhar e que ela teria que cancelar meu visto, mas que eu poderia aplicar novamente. Eles me mandaram de volta do aeroporto.  Quanto tempo posso aplicar para um novo visto?

Renata – Em virtude da sua violação do visto de turista, é necessário esperar 10 anos para solicitar novo visto de turista.

Moro há quatro anos nos EUA e trabalho em uma sinagoga.  Recentemente vi que foram liberados vistos de trabalho H- 2A e H- 2B. Será que eu me encaixaria nessa oportunidade?

Renata – Você não informou se você tem visto que o autorize a trabalhar, já que você informa na pergunta que você trabalha. Isso é relevante já que caso você tenha violado o seu status atual isso tem impacto nos vistos posteriores a serem solicitados.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo