Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com, que ela será respondida na medida do possível.

Renata Castro, advogada com escritório em Pompano Beach, telefone (954) 204-0393.


No ano de 2000 fui para os EUA, em 2001 uma empresa assinou os papéis para minha legalização, porém fui para o Brasil em 2005 e não esperei o green card. Adquiri no decorrer do processo todos os outros documentos (Social Security, Driver License e autorização para trabalho), tenho três perguntas. O meu SSN continua ativo? E, eu voltando para os EUA posso renovar minha carteira e autorização de trabalho? Consegui novamente o visto de turista, posso levar esses documentos comigo e passar na imigração sem problemas?

Renata – Social Security não é desativado, portanto continua disponível, no entanto, a autorização de trabalho foi cancelada com a sua saída dos Estados Unidos.

Moro em Houston, Texas e sou casada com um americano. Nós demos entrada na minha permanência em setembro do ano de 2018 e em novembro fui tirar minhas digitais.  Ainda não recebi nada e nem o Social Security. Isso leva em torno de quanto tempo?

Renata – O Social Security, Autorização de Viagem (Advance Parole) e Autorização de Trabalho (Employment Authorization Document) tem levado em média 6 meses para emissão, contanto que o mesmo tenha sido solicitado pelo advogado na hora de dar entrada nos papeis.

Eu tenho conditional green card que vai expirar dia 28 de maio. Eu já enviei o formulário para renová-lo. Gostaria de saber se eu posso ir ao Brasil e retornar antes do green card expirar sem problema?

Renata – É possível sim viajar desde que você tenha a carta de protocolo do pedido de renovação que será utilizada junto com o green card vencido ou por vencer.

Moro em Maryland e estou com data marcada para me casar com um cidadão americano mês que vem. Estamos planejando ir de viagem de lua de mel para alguma ilha aqui dentro dos EUA e depois dar entrada no green card. Estou fora de status há três meses. Corro algum risco de viajar dentro dos EUA?

Renata – Não recomendo nenhuma viagem para ilhas principalmente fora do território continental dos Estados Unidos. O mais prudente é preparar o processo, dar entrada no dia que o casamento for celebrado e dessa forma você poder viajar de forma segura.

Gostaria de saber se é possível aplicar para o visa H2B sendo motorista de ônibus, caminhão, van ou delivery? Sou motorista profissional e pesquisando sobre curto período e alta demanda por profissionais do volante estou enviando minha pergunta e gostaria de uma resposta.

Renata – O visto H-2B é aberto a qualquer profissão, a dificuldade é que o processo de visto H-2B precisa demonstrar sazonalidade, ou seja, que se trata de um trabalho temporário. Isso dificulta bastante a obtenção do visto, o que desencoraja empregadores.

Eu queria saber se corro algum risco de voltar para os EUA, já que fiquei 10 meses ilegal, pois era para ter retornado em dezembro de 2015 e só voltei em outubro de 2016?

Renata – É possível sim que você sofra consequências no momento de reentrada nos Estados Unidos, já que houve uma violação imigratória. Quando um indivíduo fica fora de status entre 6 meses e um ano a pessoa é penalizada por três anos, e no seu caso a sua penalidade vencerá em outubro de 2019, no entanto, é possível que você seja questionado na entrada e possivelmente barrado na entrada.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo