Histórico

Por quem dobram as panelas

Jorge Moreira Nunes

Até meados dos anos 1970 era muito comum as famílias de classes média e alta no Brasil terem empregadas domésticas. Geralmente, elas eram meninas muito jovens que vinham do interior para as casas de família, como elas chamavam o seu local de trabalho e moradia.

Ganhavam em média um salário mínimo por mês (que na época valia mais ou menos um terço do valor atual corrigido), não tinham carteira assinada, férias pagas, FGTS, décimo-terceiro, licença-maternidade ou outros benefícios trabalhistas. Ficavam vinte e quatro horas por dia à disposição da família, encarregadas de todas as atividades domésticas que ocorressem aos patrões, com no máximo uma folga dominical por semana, que aproveitavam para visitar a família ou sair com outras colegas, também empregadas.

Moravam solitárias num minúsculo quarto de empregada na área de serviço, parte da casa escondida e afastada dos aposentos da família. Entravam e saíam dos prédios onde trabalhavam pelas entradas de serviço, com elevadores próprios para esse uso, separados das ditas áreas sociais do edifício. Arrumavam a casa, cozinhavam, lavavam, passavam, faziam compras, cuidavam das crianças e de qualquer outra atividade que os patrões quisessem, a qualquer hora do dia ou da noite. De vez em quando eram permitidas assistir à novela junto da família, quietas numa cadeirinha num canto discreto da sala. Às vezes ganhavam um presentinho qualquer como recompensa pelo bom trabalho, como uma roupa da patroa que não servia mais, um eletrodoméstico com defeito, coisas assim.

O trabalho dessas mulheres tão exploradas, visto na época como perfeitamente normal até mesmo pelas famílias mais liberais, hoje é reconhecido como semi-escravo se comparado às condições dos profissionais domésticos de hoje. De subprofissionais sem os direitos trabalhistas mais básicos, passaram a contar com todos os benefícios previstos na Consolidação das Leis do Trabalho brasileira, como qualquer trabalhador. Foi uma conquista difícil, mas admirável, que atesta a evolução da sociedade brasileira no que diz respeito à diminuição da desigualdade social no país. Nos últimos anos, essa evolução foi ainda mais notável, e a categoria está quase equiparada aos níveis de renda que se vê, por exemplo, nos Estados Unidos, onde muitas brasileiras ganham a vida e sustentam a família limpando casas e escritórios. Os benefícios trabalhistas no Brasil, entretanto, superam em muito os americanos, praticamente inexistentes para todas as classes de trabalhadores, que dirá para os domésticos.

A emancipação dessas trabalhadoras é símbolo do processo de valorização por que vêm passando durante o último quarto de século as classes sociais mais marginalizadas do Brasil. Elas são parte de uma classe que vem ascendendo e conquistando espaços que vão muito além das áreas e elevadores de serviço. É essa classe que agora lota os aviões, invade a Internet e as mídias sociais, é ela que finalmente começa a ganhar peso econômico e representação política com a valorização, ainda que tardia, do seu trabalho antes quase escravo.

Não é por causa das mazelas do país ou pela revolta contra uma presidente que na verdade batem-se as panelas nas janelas dos bairros chiques de São Paulo e de outros elegantes Brasil afora. As panelas batem-se na verdade como os estertores de um tempo de privilégios que eram exclusivos para quem agora vê-se obrigado a dividir elevadores e aviões com quem antes nos levava café na cama. As panelas dobram como sinos em algumas janelas pela volta a um tempo quando a ditadura tratava o seu país da mesma forma que tratávamos nossas pequenas escravas domésticas até pouco tempo atrás.

Rezemos para que esse tempo nunca volte.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo