Ana Paula Franco Manchete Negócios

Prazo para declaração de imposto de renda nos EUA termina dia 18 de abril

Todas as pessoas que trabalham nos EUA devem declarar as taxes independentemente do status imigratório

Prazo termina nesta terça-feira 18
Prazo termina nesta terça-feira 18

O prazo final para a declaração do imposto de renda pessoa física nos Estados Unidos termina na próxima segunda-feira (18). Todos os anos, a data final é o dia 15, mas este ano, em função do feriado do Dia da Emancipação em Washington DC, a data foi prorrogada.

Todas as pessoas que trabalham e tenham rendimentos nos Estados Unidos, sejam elas imigrantes com documentos ou não, têm obrigação legal de declarar o imposto ao IRS – Internal Revenue Service, a Receita Federal americana.  “Se a pessoa está fora de status imigratório é um problema, se ela está fora de status e ainda em débito com o IRS, o problema é ainda maior”, disse o com contador e presidente do escritório de contabilidade Business Choice, Francisco Pessoa.

Ele afirma que a apresentação da declaração de imposto é importante para, em um eventual processo de legalização, o governo americano verificar que o imigrante estava quites com suas obrigações tributárias. Franciso lembra que, em ocasiões anteriores, quando o governo americano legalizou imigrantes indocumentados foi exigido até cinco anos de recibos de impostos de renda. Nesse caso, ele aconselha os imigrantes indocumentados, que acreditam que possam ser beneficiados com a futura lei, que não percam a oportunidade de fazer o imposto.

Para quem deixou para a última hora, o contador lembra que é possível dar entrada no pedido de prorrogação do prazo. Isso significa para o IRS que o contribuinte está com dificuldades na documentação, mas vai apresentar o imposto. Nesse caso, por lei, ele tem até o dia 15 de outubro.

ITIN number

As pessoas que não têm social security podem declarar o imposto de renda por meio do ITIN – Individual Taxpayer Identification Number -. Com esse número, qualquer imigrante que esteja vivendo nos EUA pode fazer sua declaração de imposto de renda e conseguir restituições e abatimentos se tiver filhos.  O número do ITIN pode ser conseguido por meio de uma aplicação que deve ser preenchida juntamente com a declaração do imposto de renda. A documentação exigida é uma cópia do passaporte autenticada pelo Consulado-Geral do Brasil nos EUA.

Imposto no Brasil

Os brasileiros que vivem nos Estados Unidos e pensam que seus dias de prestar contas ao leão brasileiro tinham acabado devem ficar atentos. Pelas leis brasileiras, os contribuintes no exterior também são obrigados a apresentar informações ao fisco, especialmente se ainda têm vínculos com seu país de origem. Se o contribuinte não apresentou à Receita a Declaração de Saída Definitiva do País, até o último dia de abril do ano-calendário seguinte ao da saída, os especialistas afirmam que ele precisa continuar fazendo sua declaração anual se ainda mantiver imóveis, ganhos de capital, dividendos, bens financeiros e contas bancárias no Brasil.

No Brasil, vale lembrar que a data limite vai até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 30 de abril.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo