Comunidade

Reitor da UF fala sobre a importância dos estudantes internacionais para a universidade

Giovanna Kubota, Laura Henschel, o reitor Fuchs e a professora Andrea Ferreira
Giovanna Kubota, Laura Henschel, o reitor Fuchs e a professora Andrea Ferreira

O reitor da University of Florida – UF – W. Kent Fuchs
entrou em contato com o departamento do Espanhol e Português para saber mais sobre a iniciativa de criar uma conexão entre a Universidade da Flórida e o jornal AcheiUSA. Ele é o 12º reitor da universidade e assumiu o cargo em 2015, após servir como chefe administrativo de alto escalão na Cornell University.

Ao encontrar a equipe da coluna, o Reitor Fuchs ficou feliz em saber que uma audiência brasileira está sendo alcançada pela missão da universidade. “O Brasil é muito especial por causa dos programas educacionais no país [na área de engenharia computacional]. Assim crescemos, mandando alunos estudar fora do país, em lugares como o Brasil, e recebendo alunos de outras nações.” O reitor se refere aos intercâmbios semestrais com universidades brasileiras e também o próprio programa de intercâmbio, UF in Rio, sediado no IBEU em Copacabana, que existe há quase quatro décadas.

Um desejo evidente do reitor é fortalecer o relacionamento entre a população brasileira, dentro e fora do estado da Flórida, e os programas acadêmicos da UF. “Mesmo com a grande quantidade de alunos internacionais que temos, queremos ampliar este número ainda mais e ter mais alunos oriundos do Brasil que venham estudar aqui, assim como alunos americanos estudando no Brasil… ter esse contato com nações importantes como o Brasil enriquece a experiência que oferecemos,” complementou, ressaltando a importância da troca cultural tanto para alunos quanto para professores da UF, e das conexões internacionais para o ranking e acreditação universitária.

A UF acaba de receber o Paul Simon Award for Internationalization, um prêmio muito exclusivo para universidades que demonstrem dedicação a internacionalização dos alunos e do corpo docente. O reitor tem uma ligação pessoal com o Brasil e com o povo brasileiro, também. Como acadêmico na área de ciência da computação, ele sempre mantém contato com seus ex-alunos brasileiros, e descreve o país como um líder em termos de tecnologia.

Fuchs compartilhou uma mensagem com as pessoas interessadas em conhecer a UF. “Gostaria muito que mais alunos brasileiros elegessem a nossa universidade como destino acadêmico,” comentou. “Se tiver leitores interessados em visitar o campus no ano que vem, por favor venham e me cumprimentar. São todos bem-vindos aqui.”

Texto produzido por Laura Henschel e Giovanna Kubota, alunas da UF (University of Florida), com supervisão da redação.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo