Estados Unidos

Saiba mais sobre o tradicional feriado de Thanksgiving

O Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças) é um tradicional feriado celebrado nos Estados Unidos, que remonta aos tempos coloniais, com origens há mais de 400 anos. É sempre comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro. O feriado também é observado no Canadá, mas em data diferente.

Quem vive por aqui está habituado a cumprimentar amigos e até mesmo desconhecidos com o tradicional Happy Thanksgiving! Entretanto, pouca gente sabe como surgiu esta tradição. Em 1621, quando os colonos europeus estavam quase morrendo de fome, os habitantes nativos decidiram compartilhar uma refeição com eles. Além disso, também lhes ofereceram sementes, ensinaram-nos a cultivá-las e a pescar. Abraham Lincoln decidiu relembrar esta data e declarou o Dia Nacional de Ação de Graças em 1863. Hoje é um feriado secular, um longo fim de semana prolongado para todos os americanos, que aproveitam para viajar e se reunir com a família. É uma festa com as cores do outono, com sabores e tradições únicas. Este ano o feriado será comemorado na quinta-feira, 22 de novembro.

E essa festa envolve comida tradicional, reunião familiar e esporte. As receitas tradicionais no Thanksgiving incluem como prato principal peru recheado (stuffed turkey), servido com molho de cranberry ou geleia, batata-doce (sweet potatoes), feijão verde e espigas de milho grelhadas. Estes são os ingredientes típicos de um almoço ou jantar de Ação de Graças.

As sobremesas típicas no Thanksgiving são torta de maçã (apple pie) ou torta de abóbora (pumpkin pie), por exemplo. Para preparar uma refeição do Dia de Ação de Graças são necessárias muitas horas, que podem ser aproveitadas para cozinhar e brincar em família.

No peru existe somente um osso em forma de Y, chamado de Wishbone. A tradição diz que dois participantes do jantar de Thanksgiving devem agarrar cada uma das extremidades do osso e quebrá-lo ao mesmo tempo. Aquele que ficar com a porção de osso maior terá o seu desejo realizado.

Uma das atividades mais curiosas neste dia é o perdão dos perus no dia de Thanksgiving. Dois perus são oferecidos todos os anos à Casa Branca para o Dia de Ação de Graças. A tradição diz que o presidente dos Estados Unidos perdoa esses dois perus que são enviados para uma chácara, onde podem desfrutar de uma vida pacífica até ao fim dos seus dias. Esta tradição começou com o presidente Abraham Lincoln.

Outra atividade apreciada pelos americanos no Thanksgiving é o Desfile da Macy (Macy’s Parade) em Nova York. Seja ao vivo ou na televisão, este desfile encanta novos e velhos desde 1924. Na época, os animais do Jardim Zoológico do Central Park participaram nesse desfile. Hoje em dia, o desfile conta com balões gigantes, palhaços, pessoas mascaradas, etc.

Para os fãs de esporte também existem tradições. Detroit Lions e Dallas Cowboys (equipes do futebol americano) jogam no Dia de Ação de Graças todos os anos não necessariamente jogando entre elas. A equipe de Detroit iniciou esta tradição em 1934 enquanto os texanos fazem seus jogos no Thanksgiving Day desde 1966. Para alguns, é uma tradição ver o jogo em família na sala de estar, para outros, diretamente no estádio. Em 2018, Detroit Lions recebem Chicago Bears e Dallas Cowboys enfrentam Washinton Redskin.

Os americanos também aproveitam o Dia de Ação de Graças para doar o seu tempo e/ou dinheiro aos mais pobres. Alguns distribuem refeições pelas ruas ou pelas casas dos mais necessitados.

No dia seguinte ao Thanksgiving é a vez da tão aguardada Black Friday que representa o início das compras de Natal, onde os americanos aproveitam os grandes descontos. Originalmente, muitos trabalhadores ficavam doentes no dia a seguir ao Thanksgiving, paralisando muitas cidades. Daí, surgiu o nome de Black Friday.

Texto extraído do blog Dicas do Tozzi.

 

 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo