Aconteceu

São João faz a festa

Festas juninas são muito celebradas em todo o Brasil
Festas juninas são muito celebradas em todo o Brasil

Uma das mais ricas tradições culturais e populares do Brasil são as festas juninas, feitas para comemorar o nascimento de São João no dia 24 de junho, mas que de uns tempos para cá começam antes, já no mês de maio, e se estendem pelo mês de julho.

Grandes firmas celebram as festividades, os colégios, clubes sociais, o Exército, a Marinha e a Aeronáutica, as cidades, até as academias de ginástica fazem!  Todo mundo monta seu arraial e faz sua própria festa junina, caprichada, colorida, animada e sempre alegre!

Todas as festas são enfeitadas de bandeirinhas coloridas trançadas no teto, flores de papel crepom, balões pequenos como luminárias, fitas coloridas em profusão, principalmente pregadas no mastro de São João para os caipiras que dançam a quadrilha fazer uma das coreografias, fogueiras, algumas enormes e muitas barraquinhas no terreiro.

Ah, as barraquinhas …feitas com bambu, enfeitadas com toalhas de chita, vendendo as delícias típicas, pipoca, pé-de-moleque, doce-de-leite, canjica, quentão, espetinho de carnes variadas, pamonha, milho assado, paçoca, cajuzinho, pastéis, cocada ,quebra-queixo, mingau de milho, bolo de fubá, a maçã do amor…Ufa! Que comilança …E também tem as barraquinhas para pescaria, tiro ao alvo, casinha do coelhinho, touro (de mentira) para montar, jogo das argolas para acertar alvos e ganhar prendas…e o tempo todo as crianças soltam estalinhos, estrelinhas, os marmanjos soltam foguetes, e o detestável busca-pé!

O povo brasileiro é muito festeiro e adora se fantasiar, então capricham na fantasia de caipira: os homens vestem camisas xadrezes, calças jeans com remendos feitos de chita , pintam bigodes e costeletas ,calçam botinas velhas e usam chapéu de palha. E as meninas? Usam lindos vestidinhos de chita com babados e rendão, enfeitados com sianinhas, passamanarias, fitas de cetim, pintam sardas no rosto, passam batom vermelho e fazem maria-chiquinha nos cabelos.

Nas escolas, as crianças ensaiam a quadrilha e aprendem a cantar as tão antigas músicas juninas: Capelinha de Melão, é de São João, é de cravo , é de rosa, é de manjericão, cai-cai balão, bem aqui na minha mão, São João, São João, acende a fogueira do meu coração…Na quadrilha, quando o sanfoneiro fala: Olha a cobra! Todos gritam. É mentira! As festas juninas nas escolas para seus aluninhos  é um verdadeiro deleite. As crianças ficam muito lindas caracterizadas de caipiras. Tirei muitas fotos delas, na festa junina da escola onde estuda meu netinho. Quem sabe inspira vocês, que moram aí no exterior a fazerem igual para seus pequerruchos?

Fotos: Marta Ramos

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo