Manchete Música

Sétima edição do Brazilian Fest agita Pompano Beach neste fim de semana

Maior festival brasileiro da Flórida tem Elba Ramalho, Marcelo D2, Chimarruts e muitas outras atrações em dois dias de festa

Elba Ramalho, Marcelo D2 e James McWhinney e muitas outras atrações
Elba Ramalho, Marcelo D2 e James McWhinney e muitas outras atrações

DA REDAÇÃO – Chegou a hora. Está tudo pronto para a realização da sétima edição do Brazilin Festival, que acontece no Pompano Beach Community Park, em Pompano Beach, no sábado (20) e domingo (21) – veja box com programação completa.

Mais de 20 mil pessoas são esperadas no festival, onde os participantes poderão apreciar 45 barracas de comidas e bebidas, uma área para crianças, um parque de esportes radicais, apresentações de samba e capoeira e cinco artistas de renome.

No sábado (20), a rainha do forró Elba Ramalho subirá ao palco às 4pm. Elba já ganhou dois Grammy Latinos e foi indicada à maior premiação da música por seis vezes. Depois de Elba, a banda de reggae Chimarruts (às 6pm) vai agitar o público presente. O grupo já venceu como a Melhor Banda de Reggae no prêmio da MTV Brasileira e vai trazer o convidado especial James McWhinney, ex-integrante do Big Mountain.

Banda de reggae Chimarruts
Banda de reggae Chimarruts

No domingo (21), as apresentações incluem a dupla sertaneja Don & Juan (às 3pm) e Marcelo D2 (às 6pm), um eclético artista de hip-hop que tem influências do samba, da bossa nova e do jazz. D2 já ganhou oito prêmios da MTV Brasileira.

O co-fundador e organizador do festival, Luciano Sameli disse que “o festival nunca teve uma formação tão notável de músicos representando todas as regiões do Brasil”.

Palco principal

Todos os anos, o palco principal do evento é uma atração à parte e este ano não será diferente. O main stage vai homenagear as cinco regiões brasileiras em oito painéis pintados pelo artista brasileiro Valter de Morais, cujo trabalho está profundamente enraizado no cubismo de Picasso e na arte popular dos anos 50. Suas pinturas, apropriadamente, evocam ritmo, dança e música. “O palco, como sempre, será bonito, colorido, vibrante. Uma bela homenagem do artista Valter de Morais às cinco regiões brasileiras”, explicou Sameli.

Além das atrações principais, o festival deste ano contará com o primeiro show de talentos locais no sábado, dia 20 de outubro às 3pm, e um show de música gospel para dar início ao festival. Haverá também apresentações dos dançarinos de samba do Festival Brasileiro, exibições de capoeiristas e percussionistas brasileiros e a primeira cerimônia de premiação à comunidade do festival, reconhecendo os notáveis participantes como o melhor expositor, o mais saboroso fornecedor e a melhor banda local.

Comidas e bebidas

Dos 45 fornecedores de alimentos presentes, uma grande variedade de cozinhas de diversas culturas será servida incluindo sushi, comida grega, indiana, mexicana, açaí e vários estilos de comidas brasileira como o churrasco tradicional, o acarajé e o pão de queijo.

“Temos uma variedade inacreditável”, disse Sameli. “O festival está se tornando um dos maiores festivais gastronômicos multiculturais do ano. Desde seu início em 2012, o festival quase quadruplicou de tamanho e passou a ter dois dias ao invés de um. No primeiro ano tivemos aproximadamente 5.000 pessoas. No segundo ano tivemos cerca de 7.500 e, em 2016, mais de 20.000 pessoas”, disse Sameli. “O festival é realmente uma maneira de mostrar a força e união da comunidade brasileira.”

A união é um tema que Sameli e Lamar Fisher, co-fundador do festival e prefeito de Pompano Beach, vêm promovendo através do festival. Juntos, o prefeito Fisher e Sameli tinham como objetivo criar um evento comunitário que pudesse aproximar os residentes brasileiros da comunidade de Broward em geral.

Sempre enxergando os brasileiros como parte integrante e essencial da população e cultura locais, o prefeito Fisher viu o festival como uma maneira de celebrar e unir a comunidade. Em 2012 ele recrutou Sameli, que na época trabalhava para uma estação de televisão brasileira, para ajudar a planejar o primeiro festival.

O evento tem sido um sucesso crescente e conta com o apoio da Prefeitura de Pompano Beach, do Departamento de Recreação, Parques e Artes Culturais, do Corpo de Bombeiros de Pompano Beach, do Gabinete do Xerife de Broward, de generosos doadores corporativos como a Vista Motors e de organizações sem fins lucrativos como a Heartbeat Foundation Corp.

“Este é o evento mais importante do ano para a nossa comunidade brasileira”, disse o prefeito de Pompano Beach, Lamar Fisher. “Estamos muito orgulhosos de receber o evento. O festival mostra o verdadeiro sabor e cultura da nossa comunidade brasileira; o entretenimento é contagiante, a comida é autêntica e uma vez que você participa do evento, mal pode esperar pelo próximo”.

Programação Brazilian Fest 2018

Sábado (20) 11 da manhã – abertura dos portões

  • 12:30 pm –Brazilian Gospel Concert
  • 01:30 pm – 2:30 pm – Brazilian local bands, desfile de carnaval, capoeira, samba de roda.
  • 02:30 pm – 3:00 pm – Diretamente do Rio de Janeiro, “Douglas Malharo”.
  • 03:00 pm – 4:00 pm – Show de talentos.
  • 04:00 pm – Show da diva do Nordeste “Elba Ramalho”
  • 05:30 pm – Acústico “Claus & Vanessa” diretamente de Porto Alegre.
  • 06:30 pm – A sensação do reggae “Chimarruts” com a participação de “James Mcwhinney” ex-Big Mountain.

Domingo (21) 11 da manhã – abertura dos portões

  • 11:00 am – 2:00 pm  – Música e movimentação nas barracas
  • 02:00 pm – 3:00 pm – Diretamente do Rio de Janeiro, “Douglas Malharo” e participação especial de “Aline Mally”.
  • 03:00 pm – Brazilian local bands, desfile de carnaval, capoeira, samba de roda.
  • 03:30 pm – 4:00 pm – Artista pop ‘Boca Melodia’
  • 04:00 pm – A dupla “DON & JUAN” traz o melhor do sertanejo.
  • 05:00 pm – Brazilian Fest Community Awards
  • 06:00 pm – Show de “MARCELO D2” que traz seu samba irreverente, rap e hip hop.
Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo