Estados Unidos

Suprema Corte decide a favor de confeiteiro que se recusou a fazer bolo para casal gay

Caso ocorreu em 2012 no Colorado. Confeiteiro alegou crenças religiosas e se recusou a fazer bolo para celebrar o casamento de dois homens; tribunal considerou que ele foi hostilizado pelo governo estadual

Confeiteiro não será punido por recusar a fazer bolo Foto AP Brennan Linsley
Confeiteiro não será punido por recusar a fazer bolo Foto AP Brennan Linsley

 

A Suprema Corte dos Estados Undos deu parecer favorável a um confeiteiro que em 2012 se negou a preparar um bolo de casamento para um casal homossexual porque isto ser contra suas crenças religiosas.

O caso confronta o casal Dave Mullins e Charlie Craig com o chef confeiteiro Jack Phillips, que recusou-se a preparar o bolo para a celebração de seu casamento, em 19 de julho de 2012.

A decisão foi favorável a Phillips por 7 votos a 2.

Na decisão há críticas ao tratamento dado pelo estado do Colorado às objeções religiosas de Jack Phillips ao casamento gay em 2012, ainda anos antes de a prática ser legalizada em todo o país. Os juízes consideraram que uma comissão estadual de direitos civis foi hostil a ele, enquanto permitia que outros padeiros se recusassem a criar bolos que fossem contra os gays e os casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

A esperada decisão desta segunda, no entanto, não resolveu se outros profissionais que se opõem ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, incluindo padeiros, floristas, fotógrafos e cinegrafistas, podem recusar serviços de casamento a casais gays. A vitória de Phillips, disse o tribunal, limitou-se aos fatos do caso do Colorado.

O juiz Anthony Kennedy foi quem escreveu a decisão do tribunal contra o casal Charlie Craig e Dave Mullins, desviando de sua longa história de opiniões a favor dos direitos gays, incluindo a decisão do tribunal de 2015 legalizando o casamento gay em todo os EUA.

 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo