Antonio Tozzi Esportes

Timão com a mão na taça

A vitória de 1 a 0 do Corinthians sobre o Atlético Paranaense na quarta-feira (8) à noite em Curitiba praticamente garantiu o título de campeão brasileiro para o Alvinegro da capital paulista. O Corinthians marcou o gol com gol de Giovanni Augusto, e conseguiu dois triunfos seguidos pela primeira vez neste segundo turno do Brasileirão (havia batido o Palmeiras no último domingo). O Furacão teve a oportunidade de sair na frente, mas Nikão desperdiçou pênalti na etapa inicial, e o time está há três partidas sem vencer. Não apenas isto. O Furacão colocou uma bola na trave do goleiro Walter, que substituiu Cássio na meta corintiana. O goleiro reserva ainda defendeu o pênalti com os pés. Mais tarde, aos 39 do segundo tempo, Walter sentiu problema muscular ao bater tiro de meta e teve de ser substituído. Ele deixou o gramado chorando. Em função da lesão de Walter, a comissão técnica do Timão está querendo a liberação do titular Cássio, que está na Seleção Brasileira. Cá entre nós, nem precisa deste recurso, porque poucos duvidam que o Corinthians desperdice a chance de de se tornar campeão brasileiro pela sétima vez. A vitória sobre o Atlético-PR classificou definitivamente o Corinthians para Libertadores do ano que vem. Depois da vitória sobre o Palmeiras, no domingo, o Timão só ficaria fora da competição com uma combinação praticamente impossível. Agora, após o triunfo sobre o Atlético-PR, a vaga é 100% do Timão. O próximo compromisso do líder é contra o Avaí, no Itaquerão, em São Paulo, equipe que est’a na Zopna de Rebaixamento, enquanto o Furacão viajará ao Rio de Janeiro para enfrentar o motivado Botafogo.

Santos toma virada em casa

O Santos configurava-se como a principal ameaça ao título corintiano. Entretanto, ao ser batido pelo Vasco da Gama em plena Vila Belmiro, na quartya-feira (8). O Vascão definiu o jogo com dois belos chutes. Evander e Nenê, nos acréscimos, foram os responsáveis pela virada por 2 a 1 sobre o Peixe, que deixou o Cruz-Maltino ainda colado no G-7. Ricardo Oliveira havia marcado anteriormente para os anfitriões. O Santos pareceu se surpreender com a postura do Vasco desde o início da partida. O time carioca não se acanhou na Vila, marcou adiantado e emparelhou o jogo com o Peixe. No início, criou ótimas chances para abrir o placar, principalmente com Nenê e Paulinho. Apesar de bem no jogo, o Vasco não conseguia transformar seu domínio em finalizações de perigo. Exatamente o oposto do Santos: em poucos toques, a equipe chegava com facilidade na área. Foi assim que o time abriu o placar, em ótimo lance de Lucas Lima para Ricardo Oliveira deslocar Jordi. Mesmo atrás no placar, o Vasco manteve sua forma de jogar. A força ofensiva que faltava foi sanada com entrada de Evander no lugar de Jean. Atuando como volante, o jovem teve espaço para finalizar e aproveitou: após duas tentativas, acertou lindo chute para empatar o jogo. Nos acréscimos, roubou uma bola e tocou para Nenê. O camisa 10 sofreu falta e a converteu, dando a vitória ao Cruz-Maltino. O Vasco da Gama vai tentar subir ainda mais na tabela no domingo (12) quando recebe o São Paulo no Rio de Janeiro, enquanto o Santos fará o jogo da televisão na segunda-feira (13) contra a Chapecoense em Santa Catarina.

Palmeiras cai de produção e perde em Salvador

O Vitória ganhou do Palmeiras por 3 a 1 na noite de quarta-feira (8), no Barradão, e saiu da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro na 33ª rodada – é o 16º colocado. Os gols foram marcados por Yago (2) e Trellez e Dudu descontou para o Verdão. Foi o terceiro resultado positivo do Vitória como mandante no Brasileirão. O time baiano não vencia no Barradão havia mais de três meses – desde 2 de agosto, quando ganhou da Ponte Preta por 3 a 1.  Mais uma vez a defesa do Palmeiras atuou muito mal e permitiu ao ataque do Rubro-negro baiano construir o placar ainda no primeiro tempo. Nem mesmo a expulsão de Uilliam Correa deu ânimo ao Alviverde paulista que passou do céu ao inferno em dez dias. De candidato ao título para equipe que ainda tenta confirmar presença na Copa Libertadores da Anérica em 2018. Parece claro que Palmeiras tem deficiência nas laterais, sobretudo do lado esquerdo, e os adversário estão sabendo explorar estas falhas para derrotar a equipe de Alberto Valentim, que terá difícil compromisso no Allianz Parque contra o Flamengo no domingo (12). É um jogo importante porque os dois querem se firmar na parte de cima para evitar a repescagem na competição continental. O Vitória também não terá vida fácil, pois jogará em Porto Alegre contra o Grêmio, vice-líder do certame.

Grêmio sobe e Ponte desaba

Mesmo com a cabeça voltada para as finais da Libertadores, o Grêmio continua dando trabalho no Campeonato Brasileiro. Com um time todo praticamente reserva em Campinas, o Tricolor Gaúcho complicou ainda mais a situação da Ponte Preta na luta contra o rebaixamento ao vencer por 1 a 0, na noite de quarta-feira (8). Diante de uma Macaca que jogou com um a menos desde os 17 minutos do primeiro tempo, após a expulsão de Fernando Bob, Ramiro fez o único gol da partida, no início da etapa final. Os donos da casa pressionaram até o fim, mas pararam em grandes defesas de Marcelo Grohe.  O resultado deixa o Grêmio com 57 pontos, entre os primeiros do Brasileirão. Na parte de baixo da tabela, a Ponte, beneficiada por outros resultados, segue estacionada nos 35 pontos após a segunda derrota consecutiva, na 18ª colocação. A situação, que já era delicada, ficou ainda mais dramática diante da chance perdida em casa de se reabilitar. Talvez o fato de atuar sem muita pressão tem permitido ao Grêmio obter ótimos resultados e provavelmente é o único com alguma possibilidade de ainda roubar o título quase certo que está nas mãos do Corinthians. Time gaúcho pode faturar mais três pontos no final de semana quando receberá o desesperado Rubro-negro baianao, enquanto a Ponte Preta tem um duelo de vida ou morte contra o Coritiba na capital paranenaense no domingo (8).

Mengão ressurge no Brasileirão

O Flamengo venceu e venceu bem o Cruzeiro na quarta-feira (8). Desde o início, tomou as rédeas da partida e pouco deixou o time de Mano Menezes criar. Com um bom primeiro tempo, e Paquetá se movimentando bastante, abriu o placar aos 36 minutos, com Everton. No segundo tempo, a Raposa até tentou aparecer no jogo, mas sem sucesso. O Fla dominou o meio de campo, liderou os desarmes, chutes a gol e posse de bola. Para sacramentar a boa apresentação da equipe carioca, Vinícius Junior, xodó da torcida, entrou em campo e também balançou as redes. Aos 48, Everton lançou o garoto, de 17 anos que, cara a cara com Fábio teve frieza para marcar e decretar a vitória: 2 a 0. Com o resultado desta quarta, o Cruzeiro foi ultrapassado pelo Botafogo e não é mais o líder do returno do Campeonato Brasileiro. A Raposa soma 24 pontos em 14 jogos – sete vitórias, três empates e quatro derrotas. No domingo, o Flamengo visita o Palmeiras na Arena, em São Paulo, e o Cruzeiro enfrenta o Fluminense, no mesmo dia, no Mineirão.

Bota bate Leão na Ilha

Por falar em Botafogo, o time da Estrela Solitária colheu outro bom restultado jogando fora de casa. Empurrado pela torcida, o Sport foi para cima do Botafogo e encurralava o Alvinegro, até a falha de Magrão. O goleiro tentou driblar, perdeu a bola, e Bruno Silva fez 1 a 0 com 14 minutos. E o Leão, sem Diego Souza, suspenso, sentiu o golpe. Aos 18, Marcos Vinícius ampliou em chute no cantinho, e os cariocas só não fizeram o terceiro porque Brenner perdeu chance cara a cara. O time de Jair Ventura só administrou no segundo tempo, mas correu riscos. André diminuiu aos 40, porém, era tarde demais. Com a vitória, o Botafogo subiu para o quinto lugar e voltou a ficar a três pontos do G-4. Foi a 51, enquanto o Palmeiras que perdeu tem 54. Já o Sport viu o Vitória, concorrente direto contra o rebaixamento, vencer, ir a 38 pontos e empurrar o time de Daniel Paulista, com 36, de volta para o Z-4. No sábado (11), o Alvinegro carioca recebe o irregular Atlético-PR e o Sport tenta reabilitar-se contra o lanterna do campeonato Atlético-GO em Goiânia no domingo (12).

Bahia surpreende Avaí em Florianópolis

Em noite de história para o maior ídolo do Avaí, Marquinhos, festa toda do Bahia em Florianópolis de Edigar Júnio. Pela 33ª rodada da Série A, na noite dequarta-feira (8), o capitão do Leão da Ilha marcou de falta e se tornou o maior artilheiro da Ressacada. Mas o Tricolor baiano, em ascensão no Brasileirão, cresceu no jogo e conseguiu a virada com dois gols do artilheiro do Bahia na Série A para conquistar terceira vitórias nos últimos quatro jogo, encostar no G-7 ao conquistar e afundar e afundou ainda mais o time catarinense na vice-lanterna. Edigar Júnio é o nome do Bahia nesta fase de evolução do time na Série A. Nos últimos sete jogos, marcou sete gols, dos nove que marcou em toda competição. Nessa série, são quatro vitórias do Tricolor, dois empates e uma derrota. Nos últimos quatro jogos, aliás, o time de Salvador ganhou três e empatou um. São 10 pontos conquistados dos últimos 12 disputados, que transformaram a luta contra degola em briga por Libertadores. Com os três pontos conquistados, o Tricolor alcançou 45, praticamente garantiu a permanência na Série A e ainda encostou no Flamengo, o 7º colocado. Do outro lado, o Avaí manteve os 35 e a 19ª posição e volta a campo no próximo sábado (11), diante do líder Corinthians. Já o Bahia retorna para Salvador, onde recebe o Atlético-MG, domingo (12), na Fonte Nova.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo