Antonio Tozzi Esportes

Tite convocou os melhores?

O técnico Tite convocou os 23 jogadores que estarão representando o Brasil na Copa do Mundo da Rússia na maior competição de futebol entre seleções do planeta.

Como sempre, há sempre queixas e reclamações por alguns dos que ficaram fora da lista, mas, no geral, a convocação obedeceu ao critério da comissão técnica comandada por Tite e não causou nenhuma surpresa.

Mas será que foi a melhor convocação? Para facilitar, vamos analisar os nomes chamados, de acordo com cada posição. Os três goleiros já eram dados como certo, sobretudo Alisson e Ederson, respectivamente titular e reserva. Cássio completou a lista. Neste caso, alguns defendiam que pudessem ser chamados Vanderley, do Santos; Marcelo Grohe, do Grêmio, ou Neto, do Valencia (ESP). Nada, porém, que vá alterar muito, uma vez que terceiro goleiro não deve disputar nenhuma partida.

A contusão de Daniel Alves causou uma dor de cabeça para a comissão técnica. Para substituí-lo, foram chamados Danilo e Fagner. Na lateral esquerda, nenhuma surpresa, com a chamada de Marcelo e Filipe Luís. No caso do lateral direito, teria optado por Rafinha, do Bayern de Munique, em vez de Fagner, que inclusive teve problema de contusão.

Entre os zagueiros, a definição de Pedro Geromel colocou um ponto final na única vaga pendente, porque Marquinhos, Miranda e Thiago Silva já estavam confirmados.

Os meiocampistas mais contestados foram Fred e Renato Augusto. O jogador do Beijing Guoan não foi surpresa por ter sido titular da Seleção Brasileira dutrante as Eliminatórias da Conmebol, enquanto o atleta que atua no futebol ucraniano não é unanimidade. Já os demais são aceitos pela maioria dos especialistas e torcedores: Casemiro, Fernandinho, Paulinho, Philippe Coutinho e Willian.

Por fim, os atacantes. Enquanto Neymar, Roberto Firmino, Gabriel Jesus e Douglas Costa são reconhecidos como os melhores do momento, muita gente torce o nariz para Taison, julgando haver atacantes mais efetivos para ocupar esta vaga.

Enfim, a sorte está lançada e, salvo alguma contusão de última hora, este grupo terá a (dura) missão de faturar o Hexacampeonato.

Palmeiras é o melhor time da Libertadores na Fase de Grupos

Pois é, muito se falou sobre a possibilidade de o Palmeiras “entregar” o jogo para o Junior Barranquilla da Colômbia com o objetivo de eliminar o Boca Juniors da Argentina na quarta-feira (16) no Allianz Parque. Alguns chegaram a abraçar esta tese. Contudo, a equipe paulista deu uma demonstração de esportividade ao derrotar o time colombiano por 3 a 1, ironicamente com três gols do colombiano Borja (torcedor assumido do Junior) e consequentemente eliminá-lo da competição, uma vez que na outra partida do Grupo 8 a equipe de Buenos Aires goleou o Alianza Lima do Peru por 5 a 0. Assim, Palmeiras ficou em primeiro no Grupo – e tornou-se o time que mais somou pontos (16) na Fase de Grupos da Copa Libertadores da América -, enquanto os “xeneizes” classificaram-se em segundo, com 9 pontos. A hombridade dos jogadores palmeirenses foi exaltada pelos torcedores, dirigentes e jogadores do Boca Juniors e transformou Miguel Broja (autor dos três gols) e Fernando Prass (goleiro com atuação destacada) em heróis. Agora, as atenções do Verdão se voltam para o Brasileirão, com a equipe do técnico Roger Machado enfrentando o Bahia em São Paulo no sábado (19) à noite.

Flamengo se classifica com gols de Everton Ribeiro

A exemplo de Borja, muito criticado por parte da torcida palmeirense, coube a Everton Ribeiro marcar os dois gols da vitória do Flamengo no Maracanã, na quarta-feira (16). O Rubro-Negro dominou completamente o Emelec do Equador e carimbou passagem para a fase de oitavas de final da Copa Libertadores da América – algo que não vinha conseguindo em outras participaçòes recentes da equipe na principal competição do continente. Apó um 0 a 0 preocupante no primeiro tempo, o time carioca voltou resoluto e o meia marcou dois belos gols para selar a vitória do Mais Querido, tranquilizando a impaciente torcida do Mengão. A equipe encerra sua participação no dia 23 de maio jogando contra o River Plate em Buenos Aires. O time argentino precisa de apenas um empate para garantir a primeira colocação no Grupo 4, enquanto o Flamengo tem de vencer, se quiser ficar com a melhor colocação neste grupo. Pelo Brasileirão, uma dureza. O Mengão fará o clássico contra o Vasco da Gama no sábado à noite (19) no Maracanã e tentará manter a liderança geral da competição.

Grêmio derrota Monagas e dá lição de solidariedade

Com gols de Ramiro e Jailson, cobrando pênalti, jogando em Monagas na terça-feira (15) o Tricolor gaúcho derrotou o Monagas da Venezuela e garantiu classificação para a próxima fase da Copa Libertadores da América. Nem mesmo o gol contra anotado por Kanemann diminuiu o 6animo do atual campeão da América do Sul. Entretanto, mais importante do que a vitória foi a lição de solidariedade dada pela delegação do Grêmio, que fez questão de doar aos venezuelanos material esportivo, alimentos e até mesmo dinheiro – resultado de uma vaquinha feito entre integrantes da diretoria, comissão técnica e jogadores – a fim de amenizar o sofrimento pelo qual está passando a população da Venezuela, vítima de um governo totalmente desconectado da realidade social. Mais um gol do Grêmio por esta ação! No próximo dia 23, os gaúchos receberão o eliminado Defensor do Uruguai e, caso vençam, ficarão em primeiro lugar no Grupo 1. No mesmo dia, Cerro Porteño do Paraguai receberá o também eliminado Monagas em Assunção. Se vencer o adversário e o Grêmio trpoeçar, os paraguaiso ficarão em primeiro lugar no grupo. Pelo Brasileirão, o Imortal deverá ter vida mansa. Irá a Curibia enfrentar o Paraná no domingo (20) na condição de favorito.

Chapecoense elimina Galo na Copa do Brasil

O peixe morre pela boca, diz o ditado. Pois foi o que ocorreu com o presidente do Atlético-MG Sérgio Sette Câmara. Ele desdenhou da Copa Sul-Americana e afirmou não ter dado a mínima importância à desclassificação do Galo na competição diante do San Lorenzo de Almagro. Na quarta-feira (16), no entanto, o Alvinegro das Alterosas foi eliminado da Copa do Brasil pela Chapecoense. Após ter empatado em 0 a 0 com a equipa catarinense no jogo de ida em Belo Horizonte, viu o mesmo placar repetir-se na Arena Condá, em Chapecó. Assim, a decisão foi para a série de pênaltis. Dois erros de cobrança (Ricardo Oliveira e Roger Guedes) determinaram a vitória do Verdão do Oeste por 4 a 3. Agora, resta apenas o Campeonato Brasileiro ao Galo do técnico Thiago Larghi. Para piorar a situação, Atlético-MG terá pela frente o Cruzeiro na abertura da sexta rodada do Brasileirão (19) no Estádio Independência. Uma derrota no clássico pode abalar as estruturas do clube, já fragilizadas por duas eliminações.

Raposa faz bom resultado em Curitiba

Ao contrário de seu rival na cidade, o Cruzeiro está em boa fase. Depois de terminar o primeiro tempo perdendo para o Atlético-PR por 1 a 0 (gol de Thiago Carletto), o Alviceleste de Belo Horizonte virou o jogo e venceu o time de Curitiba por 2 a 1 (gols de Henrique e Raniel). A partida de volta será jogada no dia 16 de julho (um dia depois do encerramento da Copa do Mundo na Rússia), mas a Raposa deu um passo largo para se classificar à próxima fase da Copa do Brasil. Agora as atenções de Mano Menezes e dos atletas estão voltadas para o clássico mineiro.

Felipe Massa confirma ida para Fórmula E

Felipe Massa confirmou na terça-feira (15) que disputará a próxima temporada da Fórmula E. Aposentado da Fórmula 1 desde o final do ano passado, o piloto usou as redes sociais para informar que competirá pela equipe Venturi. O criador e diretor executivo da Fórmula E, o espanhol Alejandro Agag, revelou em março o interesse de contar com o brasileiro e esperava que a parceria se concretizasse em 2020, quando a competição abrirá mais vagas e terá a entrada de duas novas equipes. Massa, no entanto, antecipou as expectativas do chefe da categoria e assinou contrato com a Venturi por três temporadas. De acordo com a equipe, ele deve pilotar pela primeira vez o carro no final de maio, como teste para a próxima temporada. A Fórmula E conta com oito pilotos com passagens pela Fórmula 1, como os brasileiros Nelsinho Piquet e Lucas di Grassi, o alemão Nick Heidfeld, o francês Jean-Eric Vergne, o suíço Sebastien Buemi, entre outros. A Venturi é uma equipe fundada pelo empresário Gildo Pallanca Pastor em sociedade com o ator norte-americano Leonardo DiCaprio.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo