Manchete Notícias

Trump anuncia proposta imigratória baseada no mérito dos imigrantes

A proposta de Trump é reduzir o número de green cards concedidos por parentesco e aumentar o número de beneficiados por uma política baseada em méritos, ou seja, destinada a imigrantes qualificados e que falem inglês

Trump discursou sobre proposta imigratória nesta quinta-feira na Casa Branca
Trump discursou sobre proposta imigratória nesta quinta-feira na Casa Branca (Reprodução TV)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou nesta quinta-feira (16) um novo plano de imigração para “levar a imigração americana a um sistema baseado em mérito”, que priorize trabalhadores “altamente qualificados” em detrimento daqueles que já têm família no país. “Será um sistema invejado pelo mundo todo”, disse o presidente.

“Hoje estamos apresentando um claro contraste”, disse Trump em discurso na Casa Branca. “Os democratas estão propondo fronteiras abertas, salários mais baixos e, francamente, o caos ilegal. Estamos propondo um plano de imigração que coloca em primeiro lugar os empregos, salários e segurança dos trabalhadores americanos. Nossa proposta é pró-americana, pró-imigrante e pró-trabalhador. É apenas senso comum”, provocou o presidente.

A proposta de Trump é reduzir o número de green cards concedidos por meio da atual regra – em que o documento é passado de pai para filho, filho para pai, irmãs, cônjuges e assim por diante – por uma política baseada em méritos, ou seja, destinada a imigrantes qualificados e que falem inglês.

Atualmente, 12% dos imigrantes admitidos nos EUA são legalizados por meio de trabalho e habilidades especiais, enquanto 66% são legalizados por conexões familiares. “Hoje 66% dos imigrantes legais são beneficiados de forma aleatória, apenas por parentesco, não importando o tipo de pessoa que será legalizada. Não queremos mais isso”, disse o presidente.

O anúncio não contempla jovens imigrantes que vieram para os EUA trazidos pelos pais indocumentados ainda crianças, os chamados Dreamers, hoje beneficiados pelo DACA – Deferred Action of Childhood Arrivals.

O plano deve enfrentar grande resistência por parte do Congresso, e até mesmo alguns Republicanos já disseram que são contrários à medida.

Filtro na fronteira

Em seu pronunciamento, Trump disse que os solicitantes de asilo político que chegam todos os dias à fronteira serão processados de acordo com a legitimidade dos pedidos. “Se você tem um pedido justo de asilo você será admitido, mas se você não tem, você vai retornar para casa prontamente”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo