Manchete Notícias

Trump culpa Democratas por impasse do DACA

No Twitter, presidente escreveu que ‘DACA está provavelmente morto por causa dos Democratas’

Trump culpa Democratas por impasse
Trump culpa Democratas por impasse

O presidente Donald Trump está colocando a culpa nos parlamentares Democratas por impasse relativo ao DACA “os Democratas não querem realmente” solucionar a situação dos jovens imigrantes sem documentos que chegaram quando crianças ao país. Trump condiciona DACA a construção do muro na fronteira e o cancelamento da loteria de vistos.

“O DACA está provavelmente morto porque os Democratas realmente não o querem, só querem falar e tirar desesperadamente um dinheiro necessário para nossos militares”, escreveu o governante hoje em sua conta no Twitter.

Trump deu por perdido o acordo migratório forjado durante meses no Senado por um grupo bipartidário depois que, na sua última reunião sobre o assunto, classificou países como El Salvador e Haiti como “buracos de merda”.

O grupo negociador, formado por três senadores democratas e três republicanos, tinha alcançado um princípio de acordo legislativo que cumpria os requisitos exigidos pela Casa Branca para aprovar uma lei que abra um caminho à cidadania a mais de um milhão de jovens que agora estão sujeitos à deportação e que foram criados nos EUA, os conhecidos como “sonhadores”.

No entanto, outra das disposições da proposta legislativa bipartidária contempla a eliminação da loteria de vistos americanos, com a qual agora são distribuídos 50.000 vistos anuais, para transformar metade deles em vistos para aqueles que se viram afetados pelo fim do Status de Proteção Temporária (TPS).

Quando explicaram esta medida a Trump, segundo publicou o jornal “The Washington Post”, o presidente reagiu dizendo: “Por que temos toda esta gente de países (que são um) buraco de merda vindo aqui?”, em referência a El Salvador, Haiti e países africanos.

“Eu, como presidente, quero que as pessoas que venham ao nosso país venham para ajudar a nos transformar em um país mais forte e maravilhoso de novo, gente que venha através de um sistema baseado no mérito. Chega de loterias. Estados Unidos em primeiro”, acrescentou.

O vazamento dessas duras declarações pôs em xeque as negociações migratórias, inclusive quando os democratas tinham aceitado dotar certos fundos para a construção da barreira fronteiriça com o México tão defendida pelo presidente.

Após mais de quatro meses de diálogo entre democratas e republicanos, o tempo se esgota para os mais de 800.000 jovens protegidos pelo DACA, impulsionado pelo ex-presidente Barack Obama e cuja vigência conclui em março por ordens de Trump. (Com informações da Agência EFE).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo