Dúvidas dos Leitores

Trump propõe ampliar prazo de detenção de menores imigrantes nos EUA

Projeto marcaria o fim de lei que estabelece limite de 20 dias como tempo máximo permitido às autoridades para manter privados de liberdade menores de idade

Imigrantes menores poderão ficar mais tempo longe dos seus pais
Imigrantes menores poderão ficar mais tempo longe dos seus pais (Foto: John Moore/Getty Images)

DA REDAÇÃO – O governo do presidente Donald Trump propôs na quinta-feira (6) ampliar o prazo de detenção dos menores imigrantes ilegais através da ruptura de um acordo judicial que estabelece um limite de 20 dias para tanto. As informações são da Agência Brasil e EFE.

A iniciativa do Executivo marcaria o fim do chamado Acordo Flores (FSA), que foi aprovado em 1997 e que estabelece esse limite de 20 dias como tempo máximo permitido às autoridades para manter privados de liberdade os menores que entram no país de forma irregular, informou em comunicado o Departamento de Segurança Nacional (DHS, na sigla em inglês).

A decisão procura dar resposta aos problemas que o governo americano enfrenta como consequência das polêmicas políticas de “tolerância zero” impulsionadas pelo Departamento de Justiça, que tinham provocado a separação de famílias imigrantes na fronteira com o México.

A secretária do DHS, Kirstjen Nielsen, explicou na nota que “as brechas legais prejudicam a capacidade do Departamento de deter apropriadamente e expulsar rapidamente famílias que não têm base legal para permanecer no país”, e considerou que a nova regulação tratará estes aspectos.

“Esta norma permite ao Governo Federal aplicar as leis de imigração como foram aprovadas no Congresso”, reiterou Kirstjen, que usou o mesmo argumento sobre as brechas legais quando o governo começou a implementar as políticas de “tolerância zero”, em abril.

Nesse sentido, de acordo com o mesmo comunicado, o Executivo expressou que “acabar com o FSA é um passo importante para recuperar o controle sobre a fronteira”.

Embora o governo tenha se referido à sua nova proposta como uma “aplicação” do FSA, o DHS confirmou à Agência Efe que o tempo de detenção seria modificado, sendo mantido “enquanto o caso de imigração se resolve”.

A União Americana de Liberdades Civis (ACLU) comentou que “é asqueroso ver o governo dos EUA procurar formas de prender mais menores por mais tempo” e descreveu a medida como “mais um exemplo da hostilidade com os imigrantes do governo Trump”.

Assim que a nova norma for publicada, será preciso verificar sua viabilidade legal e é possível que seja levada aos tribunais.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo