Comunidade

Universidade da Flórida está entre as melhores e mais acolhedoras instituições dos EUA

Conheça um pouco mais sobre a UF e saiba como se candidatar a uma vaga; no ranking da representatividade de alunos internacionais, o Brasil ocupa a 5ª posição

University-of-Florida-Melhor-Universidade-Pública-do-País
University-of-Florida-Melhor-Universidade-Pública-do-País

DA REDAÇÃO – A University of Florida (UF) se orgulha em ser a instituição mais prestigiada do estado da Flórida, e a 9ª melhor universidade pública do país. A universidade está entre os líderes mundiais em termos de pesquisa nas áreas de tecnologia, saúde, estudos internacionais, comunicação, entre outras mais. Vista como um polo de diversidade na Flórida, a instituição promove relações entre pessoas de diversos países, religiões, raças, etnias, e gêneros.

A instituição é também conhecida por ser o berço dos Gators, time universitário de futebol americano, O campus e as diversas estátuas em homenagem ao mascote da UF demonstram a importância de ser um Gator [jacaré]. Fora os alunos que já se formaram, mais de 50.000 alunos compartilham essa identidade e experiência — de ser parte da “nação dos Gators.” A instituição tem uma forte tradição de influência cultural, atlética e artística, e por essas e outras razões, jovens do mundo inteiro querem ser Gators também.

Segundo o UF International Center (UFIC), a universidade conta com mais de 6.600 alunos estrangeiros. O Brasil ocupa o 5º lugar no top 10 de maior representatividade no campus, mas isso não significa que o processo seletivo seja fácil. Das 40.849 pessoas se candidataram para fazer parte da universidade em 2018, apenas 36% receberam a carta de aprovação da UF.

Por onde começar?

Em seu vasto terreno de 2 mil acres [8.1 km²], a UF recebe alunos de graduação e pós-graduação em vários programas. É aconselhável pesquisar o necessário antes de se candidatar à universidade, tendo em vista que cada aluno passa por um processo seletivo diferente.

Todos os candidatos, sejam eles americanos ou estrangeiros, devem preencher uma série de formulários online com dados pessoais e acadêmicos, e pagar uma taxa de inscrição no valor de $30, sem exceção. Para mais informações, acesse o site oficial: http://www.admissions.ufl.edu/apply/international/

A UF pede ainda que seus candidatos escrevam duas pequenas redações, compartilhando experiências acadêmicas e pessoais.

Estrangeiros com visto F-1 ou J-1 devem apresentar passaporte e documentos médicos, assim como uma cópia do histórico escolar do ensino médio traduzido para o Inglês–para verificação no processo seletivo.

Para cidadãos dos EUA e portadores de green card, a declaração como residente da Flórida é necessária e tem de obedecer a alguns critérios — ser morador na Flórida por pelo menos 12 meses antes de se candidatar, ter se formado no ensino médio na Flórida, etc.— vale a pena ver se o estudante se enquadra na residência “in-state,” pois o preço por crédito/aula pode ser até 75% mais barato do que para um estudante considerado não-residente.

Preços das mensalidades

Com o alto valor da mensalidade ($28.660 por dois semestres de graduação para estudantes internacionais), muitos estudantes estrangeiros preferem começar sua vida acadêmica em community colleges (faculdades comunitárias)–instituições que oferecem os dois primeiros anos de curso e certas especializações a baixo custo ($11.487 por dois semestres de formação em licenciatura). Ao concluir o community college, o estudante pode se candidatar a outras universidades no país para finalizar seu curso.

O processo de transferência pode ser uma dor de cabeça a mais, já que a universidade se preocupa em saber se o aluno obteve boas notas nas disciplinas cursadas no community college e se este interagiu em algum tipo de organização, trabalho ou projeto durante seus primeiros dois anos. Embora não sejam pré-requisitos, atividades extracurriculares contam muito a favor do candidato na decisão de aprovação do aluno.

Mesmo com o longo e, de certa forma, árduo processo de candidatura, estudantes estrangeiros considerados “out-of-state” têm algumas opções para reduzir os custos financeiros. O UFIC oferece seis bolsas integrais de estudos em parceria com indivíduos e empresas interessadas em ajudar alunos a obter uma educação fora de seu país de origem. Os pré-requisitos para tentar uma bolsa podem variar de acordo com o curso, idade e média geral dos interessados.

É vantajoso também pensar em empréstimos privados disponíveis a alunos estrangeiros. De fato, muitos estudantes americanos optam por esse método para financiar seus estudos, quitando a dívida após a formatura.

Gainesville

Fora do preço da mensalidade, o custo de vida em Gainesville é bem razoável em comparação a outras cidades da Flórida e do País. Alunos que moram em apartamentos fora do campus normalmente gastam $400-$600 em aluguel mensal. Vale lembrar que algumas universidades, como a UF, oferecem a opção de alojamento dentro do campus, no valor mensal entre $500-$900.

Além disso, a UF conta com um sistema de transporte público gratuito para seus alunos se locomoverem pela cidade, pedindo apenas a carteirinha escolar — a famosa Gator 1 — como comprovante.

Um orçamento modesto para mantimentos acaba saindo por menos de $50 por semana. Agora, junte tudo isso com o valor cultural da cidade–museus de arte e de história natural, concertos e shows de música ao vivo, peças teatrais e filmes cult, parques históricos e trilhas excepcionais, e a possibilidade de trocas intelectuais e criativas com os jovens que aqui residem.

Morar numa cidade universitária como Gainesville é uma experiência muito divertida e acessível para todos. Falaremos mais sobre custo de vida e entretenimento em Gainesville nas próximas matérias. Até a próxima!

Texto produzido por Laura Henschel e Giovanna Kubota, alunas da UF
(University of Florida), com supervisão da redação.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo