Brazilian Classifieds Ads
Edição atual, clique para ampliar.
Ano 5 - Edição 112
12/julho a 26/julho
Deerfield Beach, FL USA
Cotações e Bolsas.

Rádio Tupi News é fechada por falta de licença

Por Vanuza Ramos
Especial para o AcheiUSA

Apenas cinco semanas depois de entrar em funcionamento e mobilizar toda a comunidade brasileira da Flórida, foi retirada do ar, no último dia 5 de julho, a rádio Tupi News. A emissora, que em poucos dias se tornou a sensação da comunidade, não tinha licença para funcionar, em conformidade com as leis de comunicação dos Estados Unidos, regidas pelo FCC – Federal Communication Commission. Outras irregularidades foram encontradas no prédio da rádio, a exemplo do transmissor mal localizado, falta de occupational license (alvará de funcionamento) e de permissão para colocar a antena no teto do edifício.

Os investigadores do FCC, que estão responsáveis pelo caso, emitiram um comunicado aos proprietários da rádio e deram um prazo de 10 dias para comprovar a existência legal da rádio; ou seja, a apresentação da licença emitida pelo FCC.

A empresa que vinha se apresentando como proprietária da rádio é a Axt - Produções e Comunicação, de propriedade do catarinense Rubens Axt. Ele assumiu a frente dos negócios da rádio desde a sua fundação e apresentava alguns formulários do FCC como prova de status legal. Esses formulários foram apresentados aos comunicadores que fecharam contratos com a rádio, e também ao pastor Gesiel Gomes, da Igreja Internacional da Graça, acusado por Axt como responsável pela denúncia da rádio.

Axt continuou apresentando essa mesma documentação para o público após o fechamento da rádio e insistiu que possui uma aplicação junto ao FCC. “Estamos tentando uma licença. A partir daí, poderemos voltar ao ar, como antes”, destacou o proprietário no dia 7 de julho, quando a rádio voltou ao ar pela internet. A rádio on line, na verdade, já existia desde junho do ano passado, segundo Axt. Ela foi transferida para a freqüência modulada em junho de 2005 e fechada um mês depois.

Por que fechou - De acordo com Axt, a rádio estava em processo inicial de regulamentação, por isso ainda não tinha a licença. Mas o FCC só permite a atuação de uma rádio, mesmo em caráter experimental, quando o processo já está concluído. Ou seja, mesmo que estivesse com processo em andamento isso não o habilitaria a colocar a rádio no ar.

Axt declara ainda que o motivo do fechamento da rádio foi apenas algumas irregularidades – como a estrutura da antena, que não estaria reforçada de acordo com as exigências do FCC e o posicionamento do transmissor da rádio, que deveria estar do lado de fora da emissora e não dentro do estúdio. Mas, em documento deixado pelo FCC na sede da emissora, consta que o principal motivo foi mesmo a inexistência de licença para funcionamento.

O caso é passível de investigação pelo FBI, pois a utilização ilegal de freqüências moduladas é crime federal, sujeito a multa de 100 mil dólares e prisão.

Colaborou Antonio Tozzi/AcheiUSA



Clique nos links abaixo:

Suspeita de irregularidade na rádio foi aventada em público há duas semanas
Rubens Axt acusa pastor Gomes de fazer ameaças
A QUEM PERTENCE A FREQÜÊNCIA 96.9, UTILIZADA PELA TUPI FM
Processo legal para abrir uma rádio pode levar anos
Apresentador Gilson Trindade conta como tudo aconteceu
Rádio Tupi News é fechada por falta de licença



Copyright 2005 © acheiusa.com - Todos os direitos reservados.

 


Apenas cinco semanas depois de entrar em funcionamento e mobilizar toda a comunidade brasileira da Flórida, foi...
A facilidade em adquirir bens nos Estados Unidos faz muito brasileiro suspirar: "Ah, se eu pudesse ter isto em minha casa...
Como todos sabem, a educação básica é um direito inalienável das crianças que vivem...


Edições anteriores:   
 

 

 
 

Copyright 2004 © acheiusa.com - webmaster@acheiusa.com
Acheiusa is not responsible for the opinions expressed by its contribuiting writers, neither for the content of
the advertised material on it. Signed articles do not represent the opinion of the newspaper.