Brazilian Classifieds Ads
BUSCA: Google    AcheiUSA  Internet 
Enquete
 Na sua opinião,
 quantos brasileiros há
 nos Estados Unidos?

Menos de 250 mil 250 mil a 500 mil 500 mil a 1 milhão Mais de 1 milhão Não sabe

          

Edição atual, clique para ampliar.
Ano 7 - Edição 152

Vote Aqui

Artistas da Comunidade

Por Carlos Wesley                                          

Ginga baiana nos EUA

Capoeirista Mestre Branca ajuda a divulgar a cultura brasileira

Mestre Branca

O personagem do ‘Artistas da Comunidade’ nesta edição não pinta ou faz sucesso cantando, mas sua arte mistura dança e música, numa combinação que encanta pessoas de todo o mundo. Paulo Sérgio da Silva, ou simplesmente Mestre Branca, é o nome que vem à cabeça dos brasileiros aqui na Flórida quando o tema é a capoeira. Também pudera: radicado no país há 16 anos, este baiano de Salvador desenvolve uma importante atividade junto à comunidade local, divulgando a cultura brasileira na América através deste esporte/luta.

Ele vem de uma família de capoeiristas. O tio não esperou sequer que o garoto completasse oito anos para lhe ensinar os movimentos ágeis e ritmados oriundos da África, que hoje são praticados por irmãos, primos e cunhados. “Ainda adolescente eu já dava aulas de capoeira”, lembra Branca, hoje com 40 anos de idade. A tradição familiar, pelo visto, atingiu mais uma geração: seus filhos, Natalie (8 anos) e Nathan (4 anos), também são capoeiristas.

Desde que chegou aos Estados Unidos, Branca participa de exibições para um público que antes não conhecia a capoeira. Na década de 90, integrou o elenco do filme ‘Only the Strong’, que fez bastante sucesso, principalmente entre os adolescentes, e praticamente introduziu a ginga para os americanos. “Sempre vi a capoeira como um esporte que tem a capacidade de desenvolver disciplina, auto-defesa, flexibilidade e uma excelente atividade para manter qualquer um em forma”, explica Branca. Ele conta que seus alunos também conseguem desenvolver habilidades musicais, pois aprendem a tocar berimbau e outros instrumentos.

Atualmente ele está desenvolvendo um trabalho com a comunidade no North Broward Park.

Saiba um pouco mais sobre a capoeira

A capoeira surgiu entre os escravos africanos como um grito de liberdade. Os negros, especialmente de Angola, foram trazidos para o Brasil para trabalhar nas lavouras de cana de açúcar, de sol a sol. Ao chegarem à nova terra, depois de dias empilhados em navios negreiros, os escravos traziam como única bagagem suas tradições culturais e religiosas, suas danças e lutas guerreiras. Portanto, a capoeira foi criada como forma de libertação da tirania que lhes era imposta pela sua condição.

Instrumentos
O berimbau, instrumento de uma só corda composto por uma verga de madeira, arame, cabaça, chocalho e vaqueta, comanda a roda da capoeira. Os sons variam de acordo com a pressão do dobrão no arame. O berimbau é segurado com o dedo mínimo por debaixo do barbante que prende a cabaça ao arame pela mão esquerda. O dobrão fica entre o polegar e o indicador desta mesma mão. Com a mão direita o tocador deve segurar o caxixi e bater ritmicamente com a vaqueta contra o arame.

Benefícios
Como atividade física, a prática da capoeira envolve exercícios aeróbicos (que provocam o aumento de freqüência cardíaca e queima de gordura) e anaeróbicos (desenvolvimento muscular), proporcionando flexibilidade, força muscular e resistência física. Exige dos praticantes agilidade e velocidade nos movimentos, adquiridas com a prática e disciplina, além de concentração e observação.

Aulas
O curso ministrado por Mestre Branca no North Broward Park é voltado a crianças e adultos. As aulas são dadas de segunda a sexta-feira, às 5 pm (crianças), 6 pm (adolescentes) e 7 pm (adultos). Os interessados devem comparecer ao parque (na 4400 NE 18th Av., em Pompano Beach) e efetuar a inscrição. Informações pelo telefone (954) 588-6561.

 

 

 

     Leia Outros Artistas 

       
          Banda Quatro Estações
          Quarteto Tem Erudito
          Odman Felix - Bailarino do grupo Momentum de Miami
          Brian Martins, rapper brasileiro quer voar alto na carreira
          Vicky Andrade mescla arte com design
          kaia-ki, A nova cara do reggae brasileiro na Flórida
          Jade, uma jóia da fotografia
          Giannina Coppiano Dwin
          Martha Luizza
          Chystiane Corrêa
          Bruno e Bryan
          Cristiane Visentim
          Tiago Cabral
          Joarez Moreira de Souza Filho
          Márcia Cordeiro
          Toco do Pandeiro
          Nubia Rose
          Nadia Nardini
          Magda Machado
          Loren Oliveira
          Lucila Filizola
          Francisco Italiano
          Fred Mattos
          Isabel Gouveia
          Geraldo Sá - Geraldinho
          Karla Moretzsohn
          Banda Prato Principal
          Juarez Tomaz da Silva
          Fátima Giovannini
          Marcos Marin
          Substância Elétrica
          Ítalo Ayala
          Clauduarte Sá
          Paulo Gualano
          Newton Rocha
          Bizadão
          Edu Helou
          Cezar Santana
          Cláudio Spiewak
          Fernanda Meirelles
          Ana Beatriz
          Pedro Lazaro
          Pakkoné
          Julinho Spicacci
          Lilian Viana
          Ivo de Carvalho
          Beatriz Malnic
          Roberto Dias
          Cláudia Oliveira
          Gilson do Cavaco
          Ricardo Fábio
          Angela Bretas
          Valter Morais - Entre tacos, carros e pincéis
         Pedro Paulo: O Famoso Anônimo dos Bares da FL
         Naza - Das calçadas do Piauí às paredes da Casa Branca

Vote Aqui

 
Copyright 2006 © acheiusa.com - webmaster@acheiusa.com
Acheiusa is not responsible for the opinions expressed by its contribuiting writers, neither for the content of
the advertised material on it. Signed articles do not represent the opinion of the newspaper.