Geral Local

Republicanos querem acabar com a necessidade de autorização para o porte de armas na Flórida

Projeto de lei propõe que pessoas comprem armas de fogo sem precisar de autorização para o porte e sem passar por verificação de antecedentes

A proposta também aumentaria as penalidades criminais para as pessoas envolvidas em manifestações violentas (foto: flickr)
DeSantis apoia a liberação do porte de arma (Repodução/TV)

Deputados estaduais Republicanos, liderados pelo Speaker of the House, Paul Renner, querem eliminar a necessidade de autorização para o porte de arma na Flórida. Segundo o projeto de lei, qualquer pessoa poderá comprar e portar armas de fogo no estado, sem precisar de uma permissão emitida pelo governo.

A bancada Republicana, de maioria na Assembleia Legislativa da Flórida (State House), é favorável à mudança. O governador Ron DeSantis, também Republicano, já disse que assinará uma lei que acabe com a necessidade de autorização de porte de arma, caso seja aprovada. O projeto deve passar com facilidade na Assembleia.

“Trata-se de um direito universal, que se aplica a cada homem e cada mulher, a despeito de raça, gênero, credo ou antecedentes”, disse Paul Renner em entrevista coletiva.

Do outro lado, deputados Democratas alegam que a proposta vai gerar mais violência e acidentes com armas de fogo, e que permitirá que pessoas sem treinamento, ou que não passem por uma verificação de antecedentes criminais, comprem armas livremente.

“É o porte sem treinamento, é o que é”, disse a deputada Democrata Christine Hunschofsky, que era prefeita da cidade de Parkland quando aconteceu o massacre na escola Marjory Stoneman Douglas High School, onde morreram 17 alunos a tiros disparados por um ex-aluno. “Não faremos nossas comunidades, escolas ou qualquer outro lugar mais seguros com isso”, disse a parlamentar.

Paul Renner disse que cidadãos respeitadores da lei vão tratar a questão da segurança com seriedade. “Qualquer um que possua uma arma sabe que a segurança vem em primeiro lugar”, disse o Speaker. “Isso é importante, mas não é um requerimento. Por isso, a autorização e todos os aspectos dela terão de ir embora.”

Cerca de metade dos estados permitem que indivíduos carreguem armas sem permissão, uma tendência que vem crescendo nos estados mais conservadores.

A medida não autoriza os portadores de armas a exibi-las em público, mas já se discute também a liberação do porte de arma explícito no estado.

Com informações da Associated Press.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo