O secretário de Estado, Marco Rubio, disse na quarta-feira (21) que os Estados Unidos podem impor sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, ministro Alexandre de Moraes, que conduz o processo de indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de estado em seguida às eleições brasileiras para presidente de 2022.
Perguntado durante uma sessão no Congresso se o governo do presidente Donald Trump estaria considerando alguma sanção contra o brasileiro, Rubio disse que “está em revisão, e há grandes possibilidades de que isso aconteça”.
Além do processo contra o ex-presidente, Moraes entrou em conflito recente com o bilionário Elon Musk, dono da rede social X e da montadora de automóveis Tesla, entre outros empreendimentos, bloqueando a sua rede social no Brasil até que ele acatasse ordens para suspender certos perfis. Moraes argumentou que as contas espalhavam desinformações que ameaçavam a democracia no Brasil.
De acordo com Rubio, o governo usaria o Magnitsky Act contra Moraes, uma medida que congela bens nos EUA e barra a entrada da pessoa acusada no país. O Act é comumente usado contra estrangeiros acusados de abusos contra os direitos humanos e corrupção.