Histórico

Primeira brasileira a lutar no UFC vive e treina em Miami

Próximo desafio de Amanda Nunes será no dia 6 de novembro em Fort Campbell, no Kentucky

Ana Paula Franco


Amanda Nunes em entrevista antes do início do combate do UFC 163

Quem vê a força da brasileira Amanda Nunes, de 25 anos, nos ringues, não imagina a docilidade e o sorriso fácil dessa baiana arretada que vive o sonho de lutar no maior evento das Artes Marciais Mistas, o UFC. Amanda, que é conhecida como “Leoa”, vive em Miami, mora em Downtown perto da academia MMA Masters onde passa a maior parte do dia treinando. Ela é a primeira brasileira do UFC a vencer no Brasil. A luta foi no dia 3 de agosto no Rio de Janeiro quando ela nocateou a alemã Sheila Gaff com diversos golpes aos 2m08s de luta.

Nascida em Salvador (BA), Amanda começou a lutar ainda bem pequena por influência da mãe que é apaixonada pelo esporte. “Minha mãe sempre gostou de luta, meu tio lutava e eu cresci nesse meio. Comecei na capoeira, com 14 anos conheci o box, com 17 o jiu-jitsu e não parei mais. O espírito competidor e o desejo de ser cada vez melhor me fizeram continuar a lutar”, relata a jovem.

A lutadora veio para os Estados Unidos aos 19 anos a convite de uma academia que lutava na Bahia. Ela morou em New Jersey e fez sua primeira luta pelo chamado “Strike Force”, mais tarde, comprado pelo UFC. “Eu tinha contrato com o Strike e depois foi renovado pelo UFC”, conta. Para Miami, Amanda veio por meio do mestre César, conterrâneo da jovem, e sócio da MMA Masters. “No princípio tive muitas dificuldades, cheguei a morar num quartinho aqui na academia. Hoje encontrar patrocinadores ainda é difícil, esse é nosso principal empecilho e estamos sempre em busca de apoio”.

Determinação

Amanda afirma que tudo o que está acontecendo em sua vida foi planejado para acontecer. “Sou a primeira brasileira do UFC a ganhar no Brasil e meu objetivo é ganhar o cinturão que hoje é da americana Ronda Rousey”. Ela está treinando duro, cerca de 6 horas todos os dias, para enfrentar no dia 6 de novembro a holandesa Germaine de Randamie. “Abri mão de outros setores da minha vida para viver para a luta. Tenho o apoio total da minha família e vou seguir em busca disso”.

O outro sócio da academia, o também brasileiro, Daniel Valverde, aposta no talento de Amanda e de outros atletas, entre eles, do brasileiro Valdir Araujo que irá disputar em Miami o CFA uma outra modalidade de luta. “Nosso objetivo, meu e do mestre César, é formar campeões. Abrimos esta academia em 2009 e e esse é apenas o começo de uma trajetória de muito sucesso”.

MMA e UFC

UFC é a sigla de Ultimate Fighting Championship, uma organização americana de artes marciais mistas ou MMA-Mixed Martial Arts. As lutas envolvem uma mistura de estilos como Jiu Jitsu, Boxe, Wrestling, Muay Thay, Karate e outras.

Uma das particularidades dos campeonatos UFC é o ringue de oito lados (octógono) fechados por uma grade, onde os lutadores combatem em 3 assaltos de 5 minutos. Em lutas de disputa do título são 5 assaltos de 5 minutos.

O UFC foi o primeiro evento renomado de Vale-Tudo, realizado nos Estados Unidos no ano de 1993 e inspirado no Vale-Tudo brasileiro.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version