Antonio Tozzi Esportes

Sem jogar, Botafogo foi o grande vencedor da rodada e o Palmeiras foi o destaque

Breno Lopes comemora seu primeiro gol junto à torcida palmeirense (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Breno Lopes comemora seu primeiro gol junto à torcida palmeirense (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

A tabela do Campeonato Brasileiro indicava uma partida entre Fortaleza e Botafogo na terça-feira (24). Entretanto, um problema no sistema de iluminação no jogo com o Athletico-PR no sábado (21) à noite impediu o encerramento da partida, que teve seu complemento no dia seguinte no Estádio Nilton Santos, sem a presença dos torcedores. Em razão disso, a CBF determinou o adiamento da partida, porque o Fortaleza teria de embarcar para Maldonado, no Uruguai, onde será disputada a final da Copa Sul-Americana no sábado (28) contra a LDU do Equador.

A diretoria botafoguense protestou contra o adiamento, mas o líder do Brasileirão acabou se beneficiando pelas más jornadas de seus perseguidores na rodada, como será mostrado aqui. Além dos jogos da quarta-feira (25), a rodada será completada na quinta-feira (26), com os jogos Vasco x Internacional e Santos x Botafogo.

Goleada histórica do Verdão

O momento do Palmeiras era de turbulência, já o São Paulo estava em lua de mel com sua torcida. Porém, tudo mudou na noite de quarta-feira (25) no Allianz Parque. O Alviverde simplesmente passou por cima do Tricolor do Morumbi e aplicou uma goleada de 5 a 0, com dois gols de Breno Lopes, dois de Piquerez e um de Marcos Rocha. E ainda teve um gol de Richard Rios, anulado por um impedimento de milímetros.

Curiosamente, o São Paulo era um dos times que mais dava dor de cabeça aos palmeirenses. Não foi o que se viu no estádio do Verdão. Após quatro derrotas seguidas, o técnico Abel Ferreira mudou o esquema de jogo e começou a usar o sistema de três zagueiros, com Gustavo Gomez, Luan e Murilo. A modificação deu certo e gerou uma vitória sobre o Coritiba por 2 a 0 no Paraná. Apesar da vitória, os torcedores ainda estavam desconfiados, porque o Palmeiras não fez uma partida brilhante.

Pois bem, ele decidiu manter o esquema no Choque-Rei e a fórmula se revelou acertada. Os três zagueiros têm bom passe e iniciam os ataques com eficiência. O sistema ainda dá liberdade para os laterais apoiarem e municiarem os atacantes.

Justamente em uma jogada do lateral direito Mayke o Verdão abriu o placar com uma cabeçada de Rios, mas o VAR constatou impedimento do meia palmeirense e anulou o gol. A lição não foi aprendida pela zaga adversária e Mayke cruzou rasteiro para Breno Lopes mandar para a rede. O mesmo Breno recebeu um passe precioso de Richard Rios e concluiu com precisão sobre o goleiro Rafael. Uma precipitação de Wellington Rato, que havia substituído o lesionado Lucas Moura, empurrou Zé Rafael dentro da área. Piquerez assumiu a responsabilidade e bateu o pênalti para marcar 3 a 0 no primeiro tempo.

Na segunda etapa, Dorival Junior processou algumas alterações, mas a expulsão de Rafinha complicou ainda mais a vida dos visitantes. Um cruzamento de Piquerez atravessou toda a área e Marcos Rocha, que havia substituído Mike, empurrou para o gol. Aí foi a vez de Rocha retribuir o presente ao rolar a bola para o lateral esquerdo. Piquerez dominou na entrada da área e disparou um petardo no ângulo, sem chance de defesa para Rafael. Este placar iguala a maior goleada aplicada no rival – a última vez que enfiou 5 a 0 foi em 1965!

O Palmeiras jogará mais uma vez em casa na próxima rodada, quando recebe o Bahia, no sábado (28). O São Paulo viaja a Curitiba para enfrentar o Athletico-PR, no domingo (29), na Ligga Arena.

Grêmio quebra tabu e vence Flamengo em Porto Alegre

Jogadores gremistas comemoram um dos gols da virada da equipe (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Desde 2018 o Grêmio não derrotava o Flamengo. Às vezes até jogava melhor, mas a sorte não ajudava. Para piorar, enfrentaria o Rubro-Negro embalado por duas vitórias, após a estreia de Tite. E o craque Suarez estava fora desta partida por acúmulo de cartões amarelos. Mas o roteiro foi bem diferente.

Em um jogo de reviravoltas e muitos gols como se caracterizou na rodada, o Grêmio virou em cima do Flamengo e venceu por 3 a 2 na noite da quarta-feira (25), na Arena. Ferreira, Nathan Fernandes e André Henrique marcaram os gols gremistas em um intervalo de cerca de 10 minutos. Antes, Everton Cebolinha havia aberto o placar. Luiz Araújo descontou no fim.

Foi a primeira vitória dos gaúchos sobre o Rubro-Negro na temporada em um duelo com muitas histórias. Tite levou os primeiros gols e por consequência perdeu a primeira no comando do Flamengo. Ferreira anotou o gol mil do Grêmio na era do Brasileiro de pontos corridos. Everton Cebolinha abriu a contagem com a lei do ex e não comemorou. O resultado trouxe alívio para os gremistas.

Com a vitória, o Grêmio se colocou de volta no G-6 e é o sexto com 47 pontos. Já o Flamengo caiu para a quarta colocação, com 50 pontos, atrás do Palmeiras no saldo de gols, e perdeu a chance de ser o vice-líder do Brasileirão e encurtar a distância para o Botafogo para seis pontos.

O Grêmio volta a jogar no sábado (28), contra o América-MG, no Independência. Já o Flamengo teve o duelo com o Bragantino adiado, já que não abriu mão de jogar no Maracanã, já cedido para a Conmebol por conta da final da Libertadores.

Galo quebra invencibilidade do Red Bull Bragantino

Igor Gomes celebra o segundo gol do Galo em Bragança Paulista (Foto: Assessoria de Comunicação do Atlético-MG)

O futebol é mesmo imprevisível. Um bom recorte é o desempenho do Atlético-MG nos últimos quatro jogos. O time foi derrotado em casa pelo Coritiba por 2 a 1, depois foi a São Paulo e derrotou o Palmeiras, terceiro colocado, no Allianz Parque por 2 a 0. A torcida se animou para o primeiro clássico contra o Cruzeiro, no último fim de semana, mas saiu frustrada com a derrota por 1 a 0.

Na quarta-feira (25), o Atlético-MG tratou de se reabilitar no Brasileirão. No estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, o Galo venceu o Red Bull Bragantino por 2 a 1, pela 29ª rodada. O resultado interrompe a sequência de oito jogos de invencibilidade do Massa Bruta no Brasileirão. Em casa, a última derrota havia sido em abril, para o Cruzeiro.

O Atlético-MG abriu o placar no primeiro tempo com Hulk, em cobrança de pênalti. O segundo do Galo foi marcado na etapa final, com Igor Gomes. O Bragantino descontou com Talisson, também no segundo tempo.

Com a vitória, o Atlético-MG se mantém na sétima posição com 46 pontos. O time poderia ter entrado no G-6 se não fosse a vitória do Grêmio em cima do Flamengo. O Bragantino segue na vice-liderança, com 52 pontos, sete pontos atrás do líder Botafogo.

No sábado (28), o Atlético-MG encara o Fluminense na Arena MRV. O Bragantino iria encarar o Flamengo no fim de semana, mas a partida foi adiada e ainda não foi remarcada. Portanto, o próximo compromisso do Massa Bruta é pela 31ª rodada, contra o Goiás, em 2 de novembro, às 18h, na Serrinha.

Fluminense reage e goleia Goiás

Keno anotou dois gols na vitória sobre o Goiás, depois de muito tempo sem marcar (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense)

Os jogadores do Fluminense estão com a cabeça na final da Copa Libertadores da América contra o Boca Juniors da Argentina, em partida marcada para o dia 4 de novembro, no Maracanã. Mas enquanto isto não chega é preciso cumprir a agenda de jogs do Campeonato Brasileiro.

E na quarta-feira (25), o Fluminense venceu o Goiás por 5 a 3, de virada, no Raulino de Oliveira,. Em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Esmeraldino largou na frente com dois gols de vantagem em 12 minutos, mas o Tricolor empatou no primeiro tempo e virou na etapa final, encerrando um jejum de um mês sem vencer no Brasileirão. Os gols do Tricolor carioca foram marcados por Felipe Melo, Arias (2) e Keno (2), enquanto Allano, Mateus Babi e Palacios anotaram para o time goiano.

Com a vitória, o Fluminense chega a 45 pontos e se aproxima do G-6. O Goiás pode voltar ao Z-4, caso Vasco ou Santos pontuem na quinta-feira (26). O Esmeraldino tem 31 pontos e sete vitórias na competição, enquanto os dois adversários na luta contra o rebaixamento têm 30 pontos.

Marlon protagonizou um momento inusitado no Raulino de Oliveira. O zagueiro marcou o que seria o gol de empate do Fluminense contra o Goiás, mandou a torcida ficar calada e depois pediu desculpas para os tricolores em Volta Redonda. Mas nada disso valeu, porque Arias estava em posição de impedimento, na origem da jogada.

O Fluminense volta a campo contra o Atlético-MG, no sábado (28), pelo Campeonato Brasileiro, em partida válida pela 30ª rodada. O Goiás enfrenta o Vasco, no domingo (29).

Cruzeiro conquista primeira vitória no Mineirão

Bruno Rodrigues marcou o terceiro gol do Cruzeiro na vitória sobre o Bahia (Foto: Assessoria de Comunicação/Staff Imagens)

Após um período de turbulência entre os controladores da SAF do Cruzeiro e seus torcedores, o Cruzeiro está dando a volta por cima no Campeonato Brasileiro. Em duelo direto na luta contra o rebaixamento, o time bateu o Bahia, no Mineirão, por 3 a 0, na 29ª rodada da competição. Os gols da partida foram anotados por Kanu (contra), no primeiro tempo, e Marlon e Bruno Rodrigues, na etapa final.

A vitória sobre o Bahia, além de melhorar a situação do Cruzeiro na tabela do Brasileirão, também colocou fim a um incômodo jejum que a equipe vivia. Foi o primeiro triunfo celeste, no Mineirão, em 2023. Foram mais de 11 meses de seca no estádio.

Com o resultado no Mineirão, o Cruzeiro emendou a segunda vitória seguida e se afastou da zona de rebaixamento. O time está na 12ª colocação, com 37 pontos, a sete do Vasco, que abre o grupo da degola. O Bahia breca a reação no Brasileirão, após três triunfos consecutivos, e está com 34 pontos, na 14ª posição. Pode encerrar a rodada a apenas um ponto do Z-4.

O Cruzeiro teve o compromisso com o Fortaleza, na 30ª rodada, adiado pelo fato de o adversário disputar a final da Sul-Americana no final de semana. Pela mesma rodada, o Bahia visitará o Palmeiras no sábado (28), no Allianz.

Vitória dá alívio ao Timão

Gil e Romero se destacaram na partida e participaram do gol Alvinegro (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)

O Corinthians voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Depois de quatro rodadas de jejum, a equipe conheceu a sua primeira vitória sob o comando do técnico Mano Menezes, por 1 a 0, contra o Cuiabá, na Arena Pantanal, pela 29ª rodada do Brasileirão. O Timão definiu o placar com um gol de Ángel Romero, após bola escorada por Gil, em lance que foi analisado e confirmado pelo VAR. Dono da casa, o Dourado pressionou até o final, mas não conseguiu o gol de empate dentro de sua casa.

O resultado tira o Corinthians da 15ª colocação na tabela e faz a equipe subir dois andares, chegando na 13ª posição, com 36 pontos, dando um bom alívio para a equipe que já via o Z-4 com outros olhos. O Cuiabá, com 37, ocupa a 11ª posição.

As duas equipes voltam a campo no domingo (29). O Cortinthians receberá o Santos na Neo Química Arena, enquanto o Cuiabá irá ao Rio de Janeiro enfrentar o Botafogo no Estádio Nilton Santos.

Furacão derrota Coelho de virada em Curitiba

Pablo celebra seu gol contra o América-MG na Ligga Arena (Foto: José Tramontin/athletico.com.br)

Em um jogo praticamente definido no primeiro tempo, o Athletico-PR venceu o América-MG, de virada, por 3 a 2, na Ligga Arena, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Coelho saiu na frente com Mastriani. Porém, ainda no primeiro tempo, o Furacão reagiu com Erick, Pablo e Vitor Bueno, fazendo 3 a 1 antes do intervalo. Na etapa final, Martínez descontou para o América, que segue na lanterna da competição. Depois de empate fora de casa diante do Botafogo, o Athletico volta a vencer no Brasileirão.

Com o resultado, o Furacão aparece em 5º lugar, com 48 pontos depois de 29 jogos disputados no Brasileirão. Apenas dois pontos separam o Athletico de Palmeiras e Flamengo, 3º e 4º colocado, respectivamente, ambos com 50. O América continua ocupando a última posição da tabela, somando 19 pontos e caminhando para confirmar o retorno à Série B em 2024. Faltam nove rodadas para o fim do campeonato.

O América volta a campo no próximo sábado (28), diante do Grêmio, no Independência, em Belo Horizonte. No domingo (29), o Athletico recebe o São Paulo, na Ligga Arena, em Curitiba.


Temporada 2023/2024 da NBA começou esta semana

Jimmy Butler foi um dos destaques do Miamii Heat na vitória sobre o Detroit Pistons (Foto: Miami Heat)

Os fãs do basquete têm motivos para se regozijar. Afinal, nesta terça-feira (24), foi aberta oficialmente a temporada 2023/2024 da NBA, o melhor campeonato de basquete do mundo.

O time do Miami Heat estreou em casa na quarta-feira (25) com uma vitória de 103 a 102 sobre o Detroit Pistons, dando esperança aos seus torcedores, mesmo sem nenhum reforço de peso.

A NBA define que cada time da liga joga 82 partidas na temporada regular. Eles são ranqueados dentro de sua respectiva conferência. Ao final da primeira fase, os seis primeiros colocados se classificam para os playoffs.

Os times colocados entre a sétima e a 10ª posições disputam o play-in em jogos únicos para decidir os dois últimos classificados para os playoffs.

Além do reencontro com as estrelas, o início da temporada na NBA é também momento de conhecer e acompanhar o desenvolvimento de novas promessas do basquete. Para essa nova jornada, além do fenômeno francês Victor Wembanyana, do San Antonio Spurs, alguns jovens jogadores geram expectativa dos torcedores e aumentam a ansiedade para o começo das atividades na liga.

Tyrese Haliburton – apesar de já ter três anos na liga, Haliburton tem apenas 23 anos e terminou a temporada passada como um dos principais nomes do Indiana Pacers. O jovem assumiu o comando da equipe e terminou o campeonato com um duplo-duplo de média, liderando os Pacers em pontos (com uma média de 20.7 pontos por jogo) e em assistências (com média de 10.4 por jogo).

Scoot Henderson – Selecionado em 3º lugar no último draft, Scoot Henderson é um dos calouros mais promissores da nova geração da NBA e é considerado por muitos como o melhor jogador, depois de Wembanyama, a ter sido escolhido nessa temporada. Com a camisa do Portland Trail Blazers, o jovem terá a ingrata missão de ocupar o espaço deixado por Damian Lillard.

Anthony Edwards – Parecido fisicamente com a lenda Michael Jordan, Anthony Edwards vem para a sua quarta temporada na NBA. Com a camisa dos Timberwolves, o jovem de apenas 22 anos já é uma realidade na liga e tem números impactantes. Na temporada passada, por exemplo, teve de média 24.6 pontos por jogo e foi crucial para levar a equipe aos playoffs.

Zion Williamson – Zion dispensa apresentação. O jovem chegou na liga sendo a primeira escolha do draft e com potencial de ser um dos grandes da história do esporte. Até aqui, mesmo com seu físico amedrontador e capacidade atlética surpreendente, Williamson sofreu com lesões importantes e não conseguiu ter sequência com a camisa do New Orleans Pelicans, jogando apenas 29 vezes no último ano.

Chet Holmgren – O Oklahoma City Thunder tem um dos elencos mais promissores de toda a NBA. Isso se dá muito pelo talento de Shai Gilgeous-Alexander, mas também pelo potencial de Chet Holmgren. O jovem, que foi a segunda escolha do draft do ano passado, se lesionou ainda na pré-temporada e nem chegou a estrear na liga.

Como sempre ocorre, houve muita movimentação no mercado de transferência de jogadores antes do início do torneio.

A ida de Damian Lillard para o Milwaukee Bucks foi a grande negociação da pré-temporada. O astro, que já tinha deixado claro o seu descontentamento com as últimas temporadas do Portland Trail Blazers, pediu mais uma vez para sair e foi negociado. Sua preferência era pelo Miami Heat, mas o time de Oregon endureceu e ele acabou reforçando o forte time de Wisconsin.

Jrue Holiday – Para que Lillard pudesse chegar, Holiday precisou sair. E, mesmo que não pareça ao fã mais casual da NBA, essa é uma transferência que altera e muito a tática dos Bucks. Afinal, Jrue é um dos melhores defensores da liga e foi eleito por três vezes como o companheiro ideal pelos próprios jogadores. Bom para o Boston Celtics que o contratou.

Bradley Beal – Sem perspectiva de vitórias no Washington Wizards, Bradley Beal solicitou transferência e recebeu em troca uma ida ao Phoenix Suns. A mudança, importantíssima para o atleta, pode ser um divisor de águas em sua carreira e o coloca em posição de disputar o título. Agora, Beal terá a companhia de Devin Booker e Kevin Durant.

Chris Paul – Quem também está de casa nova é o futuro hall da fama Chris Paul. Um dos maiores armadores da história da liga, Paul estava nos Suns e, mesmo ao lado de Kevin Durant e Devin Booker, não conseguiu alcançar as finais da NBA. O veterano, que nunca conquistou o título de campeão, está agora no Golden State Warriors e terá a melhor oportunidade de sua carreira, mesmo aos 38 anos.

Os favoritos ao título

O Milwaukee Bucks estão com um reforço de peso nesta temporada. Damian Lillard deixou o Portland Trail-Blazers e se juntou a Giannis Antetokounmpo para buscar seu primeiro anel. A equipe ainda conta com Khris Middleton, Bobby Portis, Brook Lopez e Malik Beasley no elenco. No entanto, a defesa é um ponto de atenção da equipe.

Boston Celtics chega para essa temporada com o gostinho amargo de ter perdido as últimas finais do Leste para o Miami Heat. A equipe é cotada como uma das melhores da conferência e manteve sua dupla de sucesso com Jayson Tatum e Jalen Brown. O elenco, no entanto, perdeu profundidade nessa intertemporada e isso pode vir a ser um problema com o desgaste de tantos jogos no ano.

O time do Phoenix Suns se despediu de Chris Paul na intertemporada, no entanto, a equipe ainda conta com um excelente trio com Bradley Beal, Devin Booker e Kevin Durant. Além dos três, a equipe dos Suns também se aproveitou para reforçar seu banco de reservas, que foi um problema na última pós temporada. Apesar de serem nomes de menos peso, as contratações de Phoenix prometem melhorar o desempenho da equipe.

A equipe do Denver Nuggets busca o bicampeonato da NBA. Sua maior arma é a estrela Nikola Jokic. O jeitão calado e tranquilo, não esconde as grande habilidades do sérvio MVP das finais da última temporada. Seu entrosamento com Jammal Murray faz com que o ataque da equipe do Colorado seja quase letal. Denver passou por algumas perdas na intertemporada, mas isso não deve comprometer a equipe.

O Miami Heat não fez nenhuma grande contratação nesta intertemporada. Apostou todas fichas na vinda de Damian Lillard, mas teve de se conformar em manter a base que chegou à final da NBA na última temporada.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version