Histórico

Obama mantém 54% de popularidade

Um ano após eleição, americanos continuam satisfeitos com o presidente, apesar dos problemas

Um ano depois de eleito presidente dos Estados Unidos, Barack Obama mantém praticamente o mesmo índice de aprovação entre os americanos, revelou uma pesquisa divulgada pela CNN. O levantamento mostrou que 54% dos 1.018 americanos consultados aprovam a forma como Obama está exercendo suas funções na Presidência, enquanto 45% desaprovam sua atuação. “O índice de aprovação de Obama é praticamente idêntico aos 53% de votos que ele recebeu há um ano”, disse o diretor de pesquisas da CNN, Keating Holland.
Segundo Holland, o percentual se alterou em apenas em dois ou três pontos percentuais de um ano para cá (a eleição aconteceu em 4 de novembro de 2008 e a posse, em 20 de janeiro) em quase todas as categorias demográficas. A pesquisa também mostra que Obama manteve aprovação acima de 50% mesmo com a maioria do americanos exprimindo uma avaliação pior sobre a forma como ele conduz questões como a economia, a saúde, as guerras do Afeganistão e do Iraque, o desemprego e a imigração ilegal.

Para o cientista político do Grupo de Conjuntura Internacional da USP Cristian Lobauer, o fato de o índice de aprovação ter se mantido no mesmo patamar de um ano para o outro, apesar de variações no período, é um bom sinal: “Quando Obama foi eleito, ele tinha diante de si talvez a mais complexa, difícil, crítica, e sensível agenda dos últimos presidentes americanos desde Franklin Roosevelt. Já se sabia que, por mais brilhante que ele fosse, não conseguiria resolver tudo de uma vez. A dimensão dos problemas que ele herdou é inédita. Assim, o fato de ele ter 54% de aprovação um ano depois da eleição me parece um desempenho muito bom, se levarmos em consideração que todos os presidentes, um ano depois de eleitos, têm uma queda na média de aprovação. E, para o momento inédito que os Estados Unidos vivem, com os piores números que se pode apresentar, ele está muito bem”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version