Estados Unidos

Chefe da FEMA é demitido à beira da temporada de furacões

Chefe da FEMA foi demitido após se opor publicamente ao desmantelamento da agência. Foto: Reprodução TV

Cameron Hamilton foi demitido do comando interino da FEMA (Federal Emergency Management Agency) na quinta-feira (8). A decisão veio um dia após ele defender a importância da agência no Congresso e se opor à proposta do governo de enfraquecer ou até mesmo de extinguir o órgão. A demissão acontece a menos de um mês do início da temporada de furacões, que começa em 1º de junho. A FEMA é a principal responsável por coordenar a resposta federal a desastres nos EUA, e a saída do seu líder em um momento crítico levanta alertas sobre a prontidão do governo para enfrentar emergências.

Hamilton foi chamado para uma reunião no Department of Homeland Security na manhã de quinta e, ao voltar, comunicou sua demissão à equipe. No seu lugar, entra David Richardson, ex-assistente do DHS, agora atuando como chefe interino.

A secretária do DHS, Kristi Noem, defende dar mais autonomia aos estados no enfrentamento a desastres, enquanto Trump tem feito críticas frequentes à FEMA. Especialistas alertam que mudanças na liderança da agência em pleno período de preparação podem comprometer a resposta a furacões.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version