Estados Unidos

Gates acusa Musk de causar mortes de crianças pobres e diz que vai doar toda sua fortuna

A Gates Foundation deverá destinar $200 bilhões para iniciativas de saúde, combate à pobreza e outras causas humanitárias nas próximas duas décadas.

Gates também anunciou que doará $200 bilhões por meio da Fundação Bill & Melinda Gates até 2045. Foto: Reprodução TV

Bill Gates soltou o verbo contra Elon Musk em uma entrevista ao Financial Times, dizendo que o bilionário sul-africano “está matando as crianças mais pobres do mundo”, ao cortar a ajuda internacional dos EUA. Gates se refere ao fim da USAID, a agência responsável por distribuir recursos para programas de saúde e combate à pobreza em países em desenvolvimento. A decisão foi tomada por Musk em fevereiro, por meio do Department of Government Efficiency, o DOGE.

Segundo Gates, os cortes aumentam o risco do retorno de doenças como sarampo, HIV e poliomielite em regiões vulneráveis. “A imagem do homem mais rico do mundo matando as crianças mais pobres não é bonita”, disparou. Ele provocou Musk ainda mais diretamente: “Gostaria que ele conhecesse as crianças que agora estão infectadas com HIV por causa desse corte.” Gates ainda anunciou que vai doar todo o seu patrimônio — estimado em $168 bilhões, segundo a Bloomberg Billionaires Index — à Gates Foundation até 2045.

Ele também informou que a fundação será encerrada nesse mesmo ano, antes do previsto. O anúncio foi feito em entrevista, num post no blog oficial da fundação e também em matéria publicada no New York Times.

Ele contou que desde os anos 2000 a fundação já doou mais de $100 bilhões, e espera doar outros $200 bilhões nos próximos 20 anos. “Onde você nasce não deveria determinar suas chances na vida”, afirmou.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version