Histórico

RETROSPECTIVA 2012 – Cultura

Flórida sedia o Primeiro Encontro Mundial de Ensino de Português
Evento em Fort Lauderdale foi coordenado pela AOTP

Com a participação de educadores de várias partes do mundo, aconteceu em maio, no Broward Center for the Performing Arts, em Fort Lauderdale, o Primeiro Encontro Mundial de Ensino de Português. A iniciativa, coordenada pela Organization of Teachers of Portuguese (AOTP) e sua presidente, Anete Arslanian, serviu como plataforma de troca de experiências sobre o ensino da nossa língua em diferentes cotextos.

Estiveram presentes, por exemplo, os professores Clémence Jouët Pastré, doutora da Universidade de Harvard, Fernanda Costa, do Instituto Camões de Portugal, Luis Gonçalves, da Universidade de Princeton, Edleise Mendes, da Universidade Federal da Bahia, e Gilvan Muller de Oliveira, do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, em Cabo Verde.

Durante os debates, os participantes abordaram temas como o uso da tecnologia na sala de aula, metodologias e, é claro, as dificuldades que enfrentam para manter os programas, como falta de material didático e apoio.

Ao final do evento, o Banco do Brasil anunciou o lançamento do Programa de Apoio ao Ensino de Português (PAEP), criado para as entidades que trabalham em prol da divulgação do nosso idioma nos Estados Unidos. Neste primeiro ano, dez organizações foram agraciadas com cinco mil dólares cada, verba que certamente será utilizada para a ampliação dos programas. Entre as entidades agraciadas estão a AOTP, a Fundação Vamos Falar Português, o Projeto Manhã Brasileira, a New Hope Assistance Center (Orlando) e a PIPA (Portuguese International Parent Association) da Escola Ada Merritt.

Brasil perde Pery Ribeiro

O cantor e compositor Pery Ribeiro nasceu no Rio de Janeiro e era uma estrela internacional. No entanto, a comunidade brasileira do sul da Flórida foi uma das que mais sentiu a morte do artista, aos 74 anos de idade, numa manhã de fevereiro. Isso porque Pery morou muitos anos em Miami, onde deixou amigos, admiradores e, agora, muita saudade.

Pouca gente sabe, mas ele foi o primeiro artista brasileiro a receber, da Prefeitura de Miami, a chave da cidade. Isso aconteceu em 2003 e, dois anos depois, o cantor também foi agraciado pela Film, Recording & Entertainment Council pela sua imensa contribuição na divulgação da cultura brasileira no exterior.

Shows agitam a comunidade

O ano foi intenso no que diz respeito aos shows aqui na região, como há alguns anos não se via. E teve atração para todos os gostos: desde o sertanejo universitário até o rock nacional, sem esquecer do gênero gospel, o sul da Flórida voltou a receber artistas vindos do Brasil para alegrar a comunidade.

A lista é grande: Roberto Carlos, O Rappa, Arnaldo Antunes, Michel Teló, Luan Santana e outros marcaram presença em apresentações que ajudaram a matar as saudades da nossa terra e da nossa música. Dois grandes shows gospel também foram destaque, com Thalles Roberto e a festa comemorativa do primeiro ano de atividades da Nossa Rádio USA (1400AM no dial), com Bruna Karla, Sandrinha e Antonio Cirilo, entre outros.

Comédia vence Festival de Cinema em Miami

“E Aí, Comeu?”, do diretor Felipe Joffily, ganhou a Lente de Cristal

Uma comédia escrachada, baseada nas conversas de homens numa mesa de bar. Assim é o filme ‘E Aí, Comeu?’, do diretor Felipe Joffily, que faturou o prêmio maior do 16º Festival de Cinema de Miami. Como acontece todos os anos, o sul da Flórida transformou-se na capital mundial das produções nacionais, recebendo um público maravilhoso, apesar das ameaças de um furacão na cidade.

Mesmo com a perda de alguns patrocínios, o festival foi um sucesso também em termos de qualidade: 22 filmes inéditos foram exibidos na tela do Colony Theatre, em South Beach. A mostra promovida pela Inffinito mobilizou a comunidade durante uma semana e atraiu muitos estrangeiros também, como prova de que o cinema brasileiro está cada vez melhor. Também este ano, o país teve quatro participantes no Miami Film Festival ‘Heleno’, ‘Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios’, ‘O Sexo dos Anjos’ e ‘Violeta Foi para o Céu’.

Em sua quarta edição, Prêmio AcheiUSA de Literatura vai para Nova York

Pela primeira vez, o Prêmio AcheiUSA de Literatura foi vencido por alguém de fora do estado da Flórida. A quarta edição da iniciativa do jornal AcheiUSA em parceria com o Consulado Geral do Brasil em Miami teve 37 participantes e o conto ‘Acrux’, de Denise Monteiro (foto), moradora de Nova York, foi o escolhido por um júri de notáveis. Ela recebeu o prêmio de $1,200 dólares.

“É de fundamental importância estimular as habilidades literárias de nossos compatriotas e fomentar o interesse pela língua portuguesa entre os brasileiros emigrados”, atestou o Cônsul-Geral do Brasil em Miami, embaixador Hélio Vítor Ramos Filho, presidente de honra do júri. A comissão julgadora foi formada por nomes como os das professoras Beatriz Cariello, Augusta Vono e Tracy Devine Guzmán, entre outros.

Cultura em destaque

  • Em comemoração aos 13 anos de atividades da dupla Altemar e Roberto Dias (Skindo Brazil), o grupo apresentou o espetáculo Oba Brazil Oba, uma viagem cultural pelas regiões brasileiras.
  • O Brazilian Voices produziu mais um show inesquecível: ‘Alegria’ mostrou o melhor da MPB e da Bossa Nova, com a participação do
  • Brazilian Voices Kids e Teens e apresentações do grupo Samba RJ e Mangueira Capoeira.
  • Antonio Adolfo e Carol Saboya, pai e filha, fizeram uma apresentação irretocável de música brasileira, com sotaque do jazz brasileiro. O show serviu para comemorar o sucesso do CD ‘Chora Baião’, que ganhou cinco prêmios da conceituada revista especializada Latin Jazz Corner.
  • A 29ª Feira do Livro de Miami contou com as presenças dos escritores Nélida Piñon (foto) e Laurentino Gomes. Os dois participaram de palestras e de eventos agendados pelo Centro Cultural Brasil-USA da Flórida (CCBU), que este ano comemorou 15 anos de fundação.
Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version