Imigração

Suprema Corte suspende juíza acusada de obstruir agentes de imigração

Hannah Dugan teria ajudado um imigrante mexicano indocumentado a escapar dos agentes de imigração

A juíza teria confrontado os agentes federais e alegado que eles precisavam de outro tipo de mandado para efetuar a prisão (Foto: Reprodução TV)
A juíza teria confrontado os agentes federais e alegado que eles precisavam de outro tipo de mandado para efetuar a prisão (Foto: Reprodução TV)

A Suprema Corte de Wisconsin suspendeu a juíza Hannah Dugan enquanto tramita uma acusação contra ela por obstrução de agentes de imigração. A magistrada foi presa na sexta-feira (25), no Tribunal do Condado de Milwaukee, e liberada logo depois, após o pagamento de fiança. A próxima audiência de sDugan erá dia 15 de maio.

A juíza responde a duas acusações federais por obstrução e ocultação da prisão de uma pessoa. Ela teria ajudado um réu em seu tribunal, em 18 de abril, a escapar de agentes de imigração que planejavam detê-lo. De acordo com a denúncia, seis agentes do ICE planejavam prender Eduardo Flores-Ruiz após uma audiência de pré-julgamento em um caso de violência doméstica. O imigrante mexicano havia recebido uma ordem de deportação em 2013.

As autoridades de imigração estavam à paisana e conversaram com um supervisor no Gabinete do Xerife que estava no Tribunal de Milwaukee, e foram orientados a aguardar o término da audiência de Flores-Ruiz para prendê-lo. Enquanto eles aguardavam, uma funcionária da Defensoria Pública de Wisconsin tirou uma foto dos agentes. Posteriormente, ela teria se aproximado de Dugan para mostrar a fotografia e alertar que os policiais estavam no local.

Segundo testemunhas, a juíza ficou visivelmente irritada e confrontou os agentes federais em um corredor público, exigindo que saíssem e alegando que precisavam de outro tipo de mandado para efetuar a prisão. Ao retornar ao tribunal, Dugan teria impedido o homem alvo da operação e seu advogado de saírem pelas portas principais do saguão, e os escoltado até a porta do júri que conduz a uma saída alternativa. Após uma breve perseguição a pé, os policiais capturaram Flores-Ruiz.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version