20 estados americanos entraram na Justiça contra o governo federal por causa de uma nova regra ligada à imigração. Os procuradores-gerais estaduais alegam que o governo está “tentando forçar” os estados a ajudar na fiscalização migratória, usando como pressão a liberação de verbas federais.
As ações foram registradas em tribunais federais e têm como alvo regras que condicionam o repasse de bilhões de dólares em fundos do Department of Transportation e do Department of Homeland Security. Esses recursos, segundo os estados, deveriam ser usados em áreas como transporte, segurança contra terrorismo e preparação para emergências — sem relação direta com imigração.
O procurador-geral da Califórnia, Rob Bonta, afirmou que o governo federal não pode obrigar estados e cidades a usarem seus próprios recursos para cumprir funções que são federais. Segundo ele, tratar esses fundos como moeda de troca coloca a segurança das comunidades em risco.
Estão no processo os procuradores-gerais de 20 estados, incluindo Califórnia, New York, Illinois, Massachusetts, Colorado e Washington. As ações seguem agora para avaliação da Justiça federal.