Histórico

Igreja Católica dos Estados Unidos iniciou a semana nacional da imigração

Fiéis estão enviando centenas de milhares de cartões postais ao Congresso para que seja votada e aprovada uma reforma imigratória abrangente

DA REDAÇÃO COM UNIVISION –A Igreja Católica dos Estados Unidos iniciou no domingo (5) a “semana nacional da imigração”. A campanha tem o objetivo de pedir à Câmara de Deputados que aprove uma reforma imigratória que legalize os milhões de indocumentados que vivem no país.

A campanha de sete dias realiza-se em todas as dioceses com orações, homilias e a assinatura e envio de milhares de cartões postais aos congressistas para que submetam à votação um projeto de reforma integral.

No final de junho, o Senado aprovou o plano S. 744 da reforma imigratória que inclui um caminho à cidadania para indocumentados que estão no país desde antes de 31 de dezembro de 2011 e não tenham antecedentes criminais.

Mas a liderança republicana da Câmara de Deputados advertiu que debateria um projeto próprio, que faria isto por partes e não garantiu a cidadania. O projeto permanece parado por falta de um acordo bipartidário prévio.

A jornada

A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) convidou os fiéis a apoiar os esforços com orações e ação com a campanha denominada “Já Não Somos Estrangeiros: Nosso Caminho da Esperança Continua”.

O lema corresponde a uma carta pastoral conjunta que a USCCB emitiu juntamente com a Conferência Episcopal do México em 2003. Neste documento os bispos refletiram sobre a imigração entre México e Estados Unidos como um “sinal dos tempos” que é necessária e benéfica mesmo com os desafios e as esperanças.

“Os católicos têm a responsabilidade de dar as boas-vindas aos recém-chegados em nossas comunidades e paróquias, ajudá-los a integrar-se e fornecer apoio material e espiritual que lhes permita florescer,” disse o arcebispo José Gómez, de Los Angeles, presidente do Comitê sobre Imigração da USCCB. “A Semana Nacional sobre Imigração é uma oportunidade para a Igreja lembrar e refletir sobre estas obrigações”, acrescentou.

Os bispos também assinalam que a finalidade da jornada é despertar a consciência sobre a situação de diversas categorias: as crianças imigrantes que são a parte mais vulnerável da imigração; os imigrantes indocumentados que “vivem nas sombras”; os refugiados e em particular os que estão nos campos; e o tráfico de seres humanos e a escravidão.

Esperando uma oportunidade

Nos Estados Unidos vivem 11 milhões de imigrantes sem papéis de estadia legal que aguardam uma oportunidade para legalizar suas permanências. A espera ocorre em meio a uma política de deportações nunca antes registrada no país.

Durante a primeira administração do presidente Barack Obama (2009-2012), o governo quebrou quatro recordes sucessivos de expulsões com uma média anual de 400 mil pessoas (1,220 por dia).

Durante o ano de 2013, o total alcançou os 368,644 deportados e destes mais de 45% não tinham antecedentes criminais.
O recolhimento de assinaturas para o envio dos cartões postais é coordenado pelo Departamento de Serviços de Imigração e Refugiados da USCCB.

Nos cartões os fiéis pedem aos parlamentares uma reforma imigratória que forneça um caminho à cidadania para os indocumentados, que conserve a unidade familiar como base fundamental do sistema nacional de imigração, que garanta uma via legal para imigrantes que procuram trabalhos não especializados no país, a restauração de proteções nas políticas de cumprimento das leis de imigração e que sejam abordadas as causas da imigração provocada pela perseguição e desigualdade econômica.

Trabalhar juntos

O bispo Gómez disse que os católicos são chamados a apoiar os esforços desta campanha. “O governo Obama e o Congresso devem trabalhar juntos em busca de leis que deem um caminho à cidadania para imigrantes indocumentados, que garanta uma via legal para os imigrantes que procuram trabalho neste país, e que as reformas do sistema permitam a reunificação familiar”, destacou em um comunicado quando foi anunciada a campanha.

A celebração da Semana Nacional da Imigração foi iniciada pelos bispos americanos há 25 anos, para dar aos católicos uma oportunidade de participar da diversidade de culturas nos ministérios da Igreja.

A versão 2014 terminará no próximo domingo, 12 de janeiro.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version