Local

Miami aposta na inteligência artificial para modernizar o ensino

Inovação com IA na educação pode inspirar outros distritos escolares.

Miami incorpora inteligência artificial para modernizar escolas. Foto: Reprodução TV

As escolas públicas de Miami-Dade estão incorporando ferramentas de inteligência artificial no dia a dia das salas de aula, buscando tornar o ensino mais próximo da realidade e das necessidades dos alunos. No terceiro maior distrito escolar dos EUA, professores já usam IA para criar avaliações e planos de aula sob medida, enquanto os alunos têm apoio em tempo real para tirar dúvidas e se aprofundar nos conteúdos. A ideia é modernizar o ensino e, ao mesmo tempo, preparar os jovens, na prática, para um mercado de trabalho cada vez mais ligado à tecnologia.

Um dos pilares da mudança é o “AI Institute”, um programa que no último ano capacitou mais de 1.000 educadores em novas ferramentas e agora está implementando assistentes virtuais baseados em IA para mais de 105 mil estudantes do ensino médio — o maior projeto do tipo no país. A inclusão dos educadores no programa cria um ambiente de aprendizado colaborativo e criativo, já que foca tanto no ensino como na aprendizagem. Escolas como a Southwest Miami Senior High School oferecem o curso “AI Fundamentals”, onde os alunos aprendem na prática como a tecnologia pode ser aplicada em diferentes áreas. No ensino superior, o Miami Dade College oferece desde cursos técnicos até o primeiro bacharelado em IA aplicada da Flórida. Além disso, criou centros especializados em IA em vários campi, onde alunos e professores têm acesso a recursos para desenvolver soluções inovadoras.

É uma reviravolta significativa em relação a dois anos atrás, quando o distrito havia bloqueado o uso de chatbots por medo de fraudes em massa e disseminação de desinformação. Claro que com esses avanços, especialistas lembram da importância de fazer uso da IA com responsabilidade. A tecnologia, alertam, deve ser aliada do ensino tradicional, jamais um substituto. A aposta de Miami combina inovação para alunos com formação de qualidade para professores, podendo servir de inspiração para outros distritos em busca de um modelo educacional mais atual.

Com informações do The New York Times.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version