Miami-Dade está apostando na educação para reduzir a zero os casos de afogamento infantil. Criado em 2024, o programa Zero Drownings oferece aulas gratuitas de natação para crianças de 4 e 5 anos. A iniciativa prioriza comunidades de baixa renda e impactou milhares de famílias com ações que, além do ensino dentro da piscina, incluem um currículo de segurança aquática para as crianças e um curso digital para as famílias, ampliando a conscientização sobre riscos e cuidados na água.
As sessões acontecem em centros aquáticos parceiros durante o horário escolar, com instrutores certificados pela American Red Cross. Os grupos são pequenos, com até seis crianças por instrutor. Cada criança faz dez sessões de trinta minutos ao longo de duas semanas. O programa é coordenado pelo Office of Drowning Prevention, do Department of Parks, Recreation and Open Spaces, numa iniciativa público- privada. Em coletiva de imprensa na segunda-feira (19), a prefeita Daniella Levine Cava anunciou um plano de expansão, cuja meta é atender dez mil crianças até 2026. A partir de 2027, a expectativa é um alcance anual de pelo menos vinte mil crianças em todo o condado.
A expansão do programa prevê a parceria com novos provedores de aulas de natação, fortalecendo a proposta central, que é garantir que todas as crianças em Miami-Dade tenham acesso à segurança aquática, independentemente de sua origem. Mais informações estão disponíveis no site oficial: http://zerodrowningsmiamidade.org