Geral Negócios

1º condomínio do mundo de casas impressas em 3D é inaugurado no Texas

Com custo bem abaixo das construções tradicionais de tijolos e concretos, tipo de moradia é aposta para reduzir déficit habitacional nos Estados Unidos

Cem casas ja foram entregues no condomínio The Genesis Collection (foto: CNBC)

A cidade de Austin, no Texas, está pronta para receber o condomínio residencial The Genesis Collection; primeiro do mundo com 100% das casas impressas em três dimensões. Usando uma combinação de robótica, software e materiais de construção avançados, os imóveis de 2 e 4 quartos foram finalizados no final ano passado e as vendas já começaram.  A construtora Lennar, responsável pelo projeto, afirma que 100 unidades já foram entregues. “Isso é inovação”, disse Stuart Miller, presidente da Lennar, à CNBC. Ele explica que todas as propriedades vêm com telhados que tem painéis solares, o que torna o custo das moradias ainda mais baixo, aproximando o sonho da casa própria da realidade de muitas famílias americanas.

Ele acredita que esses tipos de casas têm potencial de reduzir o déficit habitacional nos Estados Unidos. “Se você percorrer o país e falar com autoridades locais e estaduais, a grande questão é: como fornecemos moradia acessível para a força de trabalho, para pessoas em situação de rua?”, acrescentou. As construções, conforme explicou Lennar, levam em média 30% do tempo gasto para fazer uma casa de tijolos e concreto, e precisam de apenas 3 operários para concluir o serviço.  

Além das paredes, toda a parte elétrica, hidráulica e a ventilação também podem ser impressas. O primeiro passo é uma camada de cimento controlada por computador, que vai dar sustentação às paredes, deixando todas as aberturas projetadas. Após essa estrutura pronta, a impressora faz o acabamento nas cores necessárias. O The Genesis Collection é o maior plano residencial impresso em 3D já realizado no mundo.

Em outubro do ano passado, a Flórida inaugurou sua primeira casa feita por impressora tridimensional no bairro de Griffin Heights, em Tallahassee. A cidade já faz planos de criar um mini-bairro com pelo menos 20 moradias impressas em 3D.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo