Local

Morte de quatro capivaras coloca café da Flórida no centro de polêmica

Atração em Fort Lauderdale enfrenta denúncias de maus-tratos e irregularidades. Proprietária contesta acusações e prefeitura identifica problemas em imóvel residencial

Capivaras, animais nativos da América do Sul e populares no Brasil, também despertam a curiosidade dos americanos. (Foto: Daderot/Wikimedia Commons)

As capivaras, tão conhecidas no Brasil, também viraram uma sensação entre os americanos. Em Fort Lauderdale, na Flórida, um café oferece encontros com esses animais, nativos da América do Sul. Mas a atração, que cobra a partir de US$ 59 por visitante, está no centro de uma controvérsia.

A organização de defesa dos animais PETA pediu às autoridades que investiguem e fechem o Capybara Café. Entre os motivos estão suspeitas de problemas sanitários, possíveis irregularidades nas licenças e a morte de quatro filhotes em outra instalação ligada à responsável pelo negócio.

As mortes ocorreram entre dezembro de 2024 e julho de 2025 e foram mencionadas em uma fiscalização federal. A proprietária, Stephanie Angel, contesta as acusações e afirma que os animais chegaram debilitados e receberam cuidados veterinários.

Angel também defende o funcionamento do café. Segundo ela, os encontros são supervisionados, os animais não são obrigados a interagir com visitantes e a receita ajuda a financiar atividades de resgate e conservação.

A prefeitura informou que não identificou irregularidades suficientes para determinar o fechamento do estabelecimento comercial. No entanto, notificou a proprietária por manter animais silvestres em um imóvel residencial e realizar obras sem autorização.

A PETA insiste que as condições de manutenção dos animais precisam ser investigadas. O café, por sua vez, continua anunciando visitas em no site.

Compartilhar Post: