Uma forte explosão foi ouvida, na manhã de quinta-feira (1), numa plataforma de lançamento de foguetes da Nasa em Cape Canaveral (FL). A explosão ocorreu na plataforma de lançamento do foguete Falcon 9, da companhia SpaceX, As informações são da Reuters.
A SpaceX disse que não houve feridos e que uma “anomalia” na plataforma de lançamento durante um teste resultou na perda do veículo. Segundo a emissora de TV Wesh, a primeira explosão aconteceu por volta 9h locais, e uma segunda, cerca de 20 minutos depois.
A Nasa informou que a SpaceX estava realizando um teste de lançamento de seu foguete não tripulado, quando a primeira explosão ocorreu na manhã desta quinta-feira. O teste era em preparação a um lançamento previsto para o sábado.
Segundo a emissora Wesh, edifícios localizados há vários quilômetros de distância chegaram a sentir o impacto da primeira explosão, que foi seguida de outras explosões contínuas por vários minutos. Era possível ver de longe uma nuvem de fumaça escura no céu.
A empresa privada de exploração espacial SpaceX, que fica ao lado do Centro Espacial Kennedy, da Nasa, pertence ao bilionário Elon Musk. A SpaceX é uma das duas empresas que realizam transporte de suprimentos para a Estação Espacial Internacional (ISS).
SpaceX
A empresa foi fundada em 2002 por Elon Musk, sul-africano naturalizado americano, que fez sua fortuna, estimada atualmente em $11,9 bilhões, na internet. Musk foi cofundador, em 1998, da empresa online PayPal.
O objetivo de Musk ao fundar a SpaceX era revolucionar o transporte espacial para um dia permitir a vida em outros planetas, como Marte.
O Falcon 1, protótipo de foguete espacial da SpaceX, foi o primeiro lançador privado, desenvolvido e propulsado por motores de combustível líquido a alcançar a órbita terrestre.
Graças a seu êxito, a SpaceX foi selecionada pela Nasa para realizar missões de carga à ISS.