Local

Aumenta procura por profissionais de limpeza na FL; salários chegam a $150 mil por ano

Escassez de funcionários domésticos para mansões e hotéis levou a um aumento significativo nos salários por hora, afirmam agências de recrutamento

Palm Beach tem alta demanda por empregados domésticos. Foto: WFH Sale

A migração em massa de milionários para a Flórida, vindos de New York e outros estados, criou uma demanda recorde por profissionais de limpeza em enclaves de elite na Flórida — especialmente em Palm Beach. Uma escassez de funcionários dessa área para casas de luxo e hotéis levou a um aumento significativo nos salários por hora. “Trabalho na área de recrutamento há 30 anos e nunca vi nada assim,” disse April Berube, fundadora da The Wellington Agency, em entrevista a CNBC.

Segundo ela, profissionais de limpeza, bem como mordomos, babás, chefs particulares, motoristas e seguranças pessoais em Palm Beach e no sul da Flórida estão ganhando altos salários, frequentemente ultrapassando os $150 anuais, com disputas acirradas entre os proprietários de mansões.

No entanto, é a escassez de empregadas domésticas que ganha maior destaque. Muitos dos milionários que migraram para a Flórida compraram grandes casas e agora precisam de pessoas para limpá-las. Hotéis, resorts e empresas também estão disputando por pessoal de limpeza. O resultado: o pagamento típico para empregadas domésticas subiu de cerca de $25 por hora em 2020 para $45 ou $50 por hora, de acordo com algumas agências.

Em Palm Beach, empregadas domésticas com experiência em casas de luxo estão ganhando entre $120 mil e $150 por ano, além de planos 401(k), assistência médica e benefícios, incluindo horas extras. “Para as empregadas domésticas, isso é maravilhoso,” disse Berube. “Para nós, é extremamente difícil. É uma grave escassez.”

Melissa Psitos, fundadora da Lily Pond Services, disse que recentemente teve um cliente na Flórida esperando contratar uma empregada doméstica por $75 mil por ano. Acabaram pagando $110 mil, o que foi razoável para o mercado. Empregadas domésticas executivas, que muitas vezes ajudam a dirigir uma equipe de outras empregadas e lavadeiras, podem ganhar ainda mais. Psitos disse que conhece uma chefe de equipe doméstica em Palm Beach que ganha $250 mil por ano, incluindo horas extras, e viaja com a família para suas várias casas. “Simplesmente não há pessoal suficiente,” ela disse.

Disputas entre os proprietários ricos têm se tornado comuns. Agências de recrutamento estão postando anúncios de “Procura-se” em toda a web e em West Palm Beach. E os clientes estão ficando frustrados. “No começo, eles ficam chocados e dizem, ‘De jeito nenhum vou pagar isso,'” disse Berube. “É até desconfortável para mim dar os números. Mas quando tentam contratar alguém por menos, com menos experiência, quase sempre voltam para nós e dizem, ‘Aprendi minha lição. Estamos dispostos a pagar pela experiência.'”

Berube destaca que empregadas domésticas especializadas nesse público precisam de habilidades altamente específicas — desde como se mover silenciosamente e sem ser notadas pela casa, até como limpar cuidadosamente antiguidades, talheres e obras de arte, e como lavar e passar roupas de linho fino corretamente. “Existem ferramentas e habilidades específicas necessárias para trabalhar em casas de luxo,” ela disse.

Berube mencionou que, com tão poucos candidatos qualificados, está pensando em lançar uma escola para ensinar habilidades de limpeza de alto padrão e gerar mais empregadas domésticas. “Eu adoraria fazer isso, mas não tenho tempo, já que estamos ocupados tentando encontrar pessoal”, completou.

*Fonte: CNBC

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version