Local

Flórida lidera o número de casos de fraudes telefônicas e golpes com uso de inteligência artificial

O sul do estado tem a taxa per capita mais alta do país, com mais de 25 mil casos no primeiro semestre de 2024

Deepfake e inteligência artificial têm sido usadas pelos criminosos para enganar as vítimas (Freepik)
Deepfake e inteligência artificial têm sido usadas pelos criminosos para enganar as vítimas (Freepik)

A Flórida registrou aumento nos casos de fraude, consolidando-se como o estado com o maior número de ocorrências desse tipo nos Estados Unidos. Em 2024 foram reportados 78.308 casos, resultando em perdas financeiras superiores a $ 435 milhões. A região sul concentra os índices mais elevados: só no primeiro semestre do ano passado registrou 25.434 casos de roubo de identidade, a maior taxa per capita do país. Ofertas de emprego falsas e mensagens fraudulentas do Departamento de Veículos Motorizados (DMV) estão entre os golpes mais comuns.

Do total de denúncias estaduais, 23.678 foram classificadas como “imposter scams”, ou fraudes de impostores — golpes que envolvem chamadas telefônicas falsas nas quais os criminosos se passam por representantes de empresas, familiares ou autoridades. Em um deles um idoso perdeu $ 18.500 quando um golpista se passou por seu neto e solicitou dinheiro para uma suposta fiança.

Os criminosos têm utilizado recursos tecnológicos como inteligência artificial e deepfakes, criando conteúdos cada vez mais realistas para enganar as vítimas.  Em um dos casos identificados pela polícia, um vídeo mostrava o diretor do Condado de Miami-Dade solicitando transferência de dinheiro. Embora falso, o material era convincente o suficiente para alarmar os moradores e exigir respostas rápidas das autoridades.

“As pessoas estão sendo enganadas não por falta de inteligência, mas porque os golpes se tornaram extremamente convincentes. Os criminosos estudam suas vítimas, buscam informações pessoais online e montam esquemas complexos para parecerem legítimos”, afirmou o oficial do departamento de polícia de Miami, Mike Vega.

As autoridades e especialistas reforçam a importância de medidas de precaução, tais como usar tecnologias de bloqueio de chamadas oferecidas por operadoras ou aplicativos especializados e evitar atender chamadas de números desconhecidos, bem como desconfiar de solicitações urgentes de dinheiro – principalmente quando envolver transferências rápidas ou criptomoedas. Uma boa opção para reduzir as chamadas de telemarketing é registrar o número telefônico no “National Do Not Call Registry” (https://www.donotcall.gov/).

Casos suspeitos devem ser denunciados à Federal Trade Commission (https://reportfraud.ftc.gov) ou à Federal Communications Commission (https://consumercomplaints.fcc.gov). Moradores da Flórida também podem reportar golpes diretamente à polícia pelo número 954-694-9053.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version