O filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, teve sua estreia mundial no Festival de Cannes 2025 no último domingo (18) e foi calorosamente aplaudido pela crítica e pelo público. A produção integra a seleção oficial da mostra competitiva e concorre à cobiçada Palma de Ouro – principal premiação do festival. Kleber já foi indicado anteriormente em duas ocasiões: em 2016, com Aquarius, e em 2019, com Bacurau.
Após a exibição, o longa foi aplaudido por mais de dez minutos. A equipe do filme — composta por Kleber Mendonça Filho, Wagner Moura, Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone e Udo Kier — compareceu ao tapete vermelho acompanhada por um bloco de frevo, em homenagem à cultura brasileira.
Ambientado em 1977, durante a ditadura militar, “O Agente Secreto” acompanha a trajetória de Marcelo (Wagner Moura), um professor universitário acusado de atividades subversivas, que foge de São Paulo para Recife, sua cidade natal. Lá, ele se esconde durante o Carnaval, e enfrenta dilemas morais e pessoais enquanto tenta proteger aqueles que ama. A narrativa mistura suspense e drama com elementos de thriller político, e tem estreia prevista nos cinemas brasileiros para o segundo semestre deste ano. Até o momento, não há informações oficiais sobre a exibição do filme brasileiro nos Estados Unidos.