Pela primeira vez em 12 anos, a Netflix vai mudar o visual da sua tela inicial para TVs. Em breve, os usuários vão notar um layout mais limpo e com menos títulos visíveis de cara – mas mais vídeos em movimento, animações e sugestões que se adaptam ao gosto de cada um, quase em tempo real. A ideia, segundo a plataforma, é simples: fazer com que a gente clique logo no play e fique por lá.
A barra de navegação deve sair da lateral e ir pro topo da tela. O novo sistema de recomendações — que a empresa vem testando desde 2022 e chama de Eclipse — vai ajustar os destaques conforme o que você anda procurando. Se você pesquisou algo no gênero terror, pode esperar uma dezena de sugestões do gênero, e logo em seguida. E a plataforma ainda quer mais visibilidade para conteúdos ao vivo, como jogos da NFL e eventos especiais.
Segundo Greg Peters, co-CEO da Netflix, a empresa quer tornar a escolha de um título mais rápida e prática. Já Eunice Kim, chefe de produto, comentou que a antiga home estava começando a parecer uma “prateleira da Blockbuster”, com centenas de capas, o que não ajuda em nada quem não sabe exatamente o que quer assistir. Com o Eclipse, cada título vai se expandir na tela com mais informações e até medalhinhas, do tipo “indicado ao Oscar” ou “13 semanas no Top 10”.
Essa mudança pode acabar influenciando outras plataformas, como já aconteceu antes. A maioria dos serviços de streaming copiou o estilo da Netflix nos últimos anos. Mas agora, enquanto YouTube lidera em tempo de tela nos EUA, até executivos da Max admitem que estão brigando por um lugar de “acessório” na casa de quem já assina o serviço de streaming líder. Se o novo design, com esse plano, funcionar, a Netflix pode deixar os concorrentes ainda mais para atrás.